Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17875
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento |
Autor : | Clarindo, Janailson Monteiro Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
Palabras clave : | Grupo;Ferramenta cultural;Mediação simbólica |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista de Psicologia |
Citación : | CLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 85-95, jul./dez. 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo principal deste artigo é discutir uma pesquisa que teve como propósito analisar o papel do grupo como ferramenta cultural no processo de construção do conhecimento a partir de sua relação com a ação mediada e suas propriedades, tendo por base a Psicologia Histórico-cultural. Foi feito um estudo de caso de tipo pesquisa-intervenção em uma turma de nono ano do ensino fundamental com adolescentes de ambos os sexos e idade média de 14 anos. A metodologia de oficina realizou-se com cinco encontros grupais com atividades variadas, sendo analisadas as dinâmicas e funcionamento grupais. A conclusão principal do estudo indica que o grupo pode funcionar como ferramenta cultural, ou seja, ele pode ser o instrumento psicológico que medeia a ação humana (a ação de seus integrantes) levando à construção do conhecimento por meio de seu domínio. Além disso, entende-se que o processo de facilitação do grupo pode fomentar uma experiência de aprendizagem mediada, criando assim um ambiente propício para o domínio de outros tipos de modo de mediação. |
Abstract: | This paper’s main goal is make a discussion about a research that analyzed the group as a cultural tool in the knowledge building process. It was made considering the relation between group and mediated actions’ properties, having the cultural-historical Psychology as the theoretical foundation. An intervention research case study was made with an elementary school group of students; they were of both genders and have a 14 years old mean age. Five group meetings using a workshop methodology were held, using different activities it were analyzed the group dynamics and its operation. The study’s main conclusion indicates that the group can operate as a cultural tool, in other words, it can be a psychological instrument that mediates the human action (its participants’ actions). This process generates the knowledge building by the group domain. Besides, the facilitation group process can promote a mediated learning experience, thus making a propitious environment for the domain of other kind of mediated tools. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17875 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jmclarindoufrcolaço.pdf | 292,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.