Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17875
Type: Artigo de Periódico
Title: O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento
Authors: Clarindo, Janailson Monteiro
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Keywords: Grupo;Ferramenta cultural;Mediação simbólica
Issue Date: 2014
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: CLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 85-95, jul./dez. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo principal deste artigo é discutir uma pesquisa que teve como propósito analisar o papel do grupo como ferramenta cultural no processo de construção do conhecimento a partir de sua relação com a ação mediada e suas propriedades, tendo por base a Psicologia Histórico-cultural. Foi feito um estudo de caso de tipo pesquisa-intervenção em uma turma de nono ano do ensino fundamental com adolescentes de ambos os sexos e idade média de 14 anos. A metodologia de oficina realizou-se com cinco encontros grupais com atividades variadas, sendo analisadas as dinâmicas e funcionamento grupais. A conclusão principal do estudo indica que o grupo pode funcionar como ferramenta cultural, ou seja, ele pode ser o instrumento psicológico que medeia a ação humana (a ação de seus integrantes) levando à construção do conhecimento por meio de seu domínio. Além disso, entende-se que o processo de facilitação do grupo pode fomentar uma experiência de aprendizagem mediada, criando assim um ambiente propício para o domínio de outros tipos de modo de mediação.
Abstract: This paper’s main goal is make a discussion about a research that analyzed the group as a cultural tool in the knowledge building process. It was made considering the relation between group and mediated actions’ properties, having the cultural-historical Psychology as the theoretical foundation. An intervention research case study was made with an elementary school group of students; they were of both genders and have a 14 years old mean age. Five group meetings using a workshop methodology were held, using different activities it were analyzed the group dynamics and its operation. The study’s main conclusion indicates that the group can operate as a cultural tool, in other words, it can be a psychological instrument that mediates the human action (its participants’ actions). This process generates the knowledge building by the group domain. Besides, the facilitation group process can promote a mediated learning experience, thus making a propitious environment for the domain of other kind of mediated tools.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17875
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_jmclarindoufrcolaço.pdf292,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.