Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17875
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento |
Authors: | Clarindo, Janailson Monteiro Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
Keywords: | Grupo;Ferramenta cultural;Mediação simbólica |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Revista de Psicologia |
Citation: | CLARINDO, Janailson Monteiro; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 85-95, jul./dez. 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo principal deste artigo é discutir uma pesquisa que teve como propósito analisar o papel do grupo como ferramenta cultural no processo de construção do conhecimento a partir de sua relação com a ação mediada e suas propriedades, tendo por base a Psicologia Histórico-cultural. Foi feito um estudo de caso de tipo pesquisa-intervenção em uma turma de nono ano do ensino fundamental com adolescentes de ambos os sexos e idade média de 14 anos. A metodologia de oficina realizou-se com cinco encontros grupais com atividades variadas, sendo analisadas as dinâmicas e funcionamento grupais. A conclusão principal do estudo indica que o grupo pode funcionar como ferramenta cultural, ou seja, ele pode ser o instrumento psicológico que medeia a ação humana (a ação de seus integrantes) levando à construção do conhecimento por meio de seu domínio. Além disso, entende-se que o processo de facilitação do grupo pode fomentar uma experiência de aprendizagem mediada, criando assim um ambiente propício para o domínio de outros tipos de modo de mediação. |
Abstract: | This paper’s main goal is make a discussion about a research that analyzed the group as a cultural tool in the knowledge building process. It was made considering the relation between group and mediated actions’ properties, having the cultural-historical Psychology as the theoretical foundation. An intervention research case study was made with an elementary school group of students; they were of both genders and have a 14 years old mean age. Five group meetings using a workshop methodology were held, using different activities it were analyzed the group dynamics and its operation. The study’s main conclusion indicates that the group can operate as a cultural tool, in other words, it can be a psychological instrument that mediates the human action (its participants’ actions). This process generates the knowledge building by the group domain. Besides, the facilitation group process can promote a mediated learning experience, thus making a propitious environment for the domain of other kind of mediated tools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17875 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jmclarindoufrcolaço.pdf | 292,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.