Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17872
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Resenha Educação brasileira: a complexidade e a polissemia de seus destinos contemporâneos
Autor : Viana, Carlos Augusto Pereira
Santana, José Rogério
Palabras clave : Educação brasileira;Rumos e prumos;Sociedade
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : VIANA, Carlos Augusto Pereira; SANTANA, José Rogério. Educação brasileira: a complexidade e a polissemia de seus destinos contemporâneos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 139-141, jan./jun. 2014. Resenha da obra de: ANDRADE, Francisco Ari de; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; SILVA, Regina Claudia Oliveira da. Educação Brasileira: rumos e prumos. Fortaleza, Edições UFC, Coleção Diálogos Intempestivos, 2013. 438p.
Resumen en portugués brasileño: Os estudos contemporâneos sobre a Educação Brasileira demonstram o quanto se tornou factível a interpenetração de múltiplos campos do saber como um recurso cada vez mais necessário para dar conta da complexidade com que se constitui o estudo de seu objeto. E isto é motivado pelos próprios caminhos da Educação, tendo em vista todos os progressos teóricos e metodológicos que obteve na modernidade e em nossos dias. Devido a estes, não mais pode ser entendida a não ser como um processo dialético que tanto deve levar em conta as bases histórico-­sociais e materiais de suas condições, mas também não pode esquecer as dimensões singulares que perpassam a constituição do sujeito do pro-­ cesso de aprendizagem. Subjetividade esta que tanto se refere à formação das atividades conscientes envolvidas na apreensão do real em jogo no referido processo -­ incluindo-­se aí as formações ideológicas -­ , como também a que nos remete ao trabalho do inconsciente como fundamento da edificação de nossa história e memória, bem como dos substratos dos processos de identificação...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17872
ISSN : 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_cavianajrsantana.pdf154,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.