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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viana, Carlos Augusto Pereira | - |
dc.contributor.author | Santana, José Rogério | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T17:19:29Z | - |
dc.date.available | 2016-06-22T17:19:29Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Carlos Augusto Pereira; SANTANA, José Rogério. Educação brasileira: a complexidade e a polissemia de seus destinos contemporâneos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 139-141, jan./jun. 2014. Resenha da obra de: ANDRADE, Francisco Ari de; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; SILVA, Regina Claudia Oliveira da. Educação Brasileira: rumos e prumos. Fortaleza, Edições UFC, Coleção Diálogos Intempestivos, 2013. 438p. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740(online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222(impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17872 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Rumos e prumos | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.title | Resenha Educação brasileira: a complexidade e a polissemia de seus destinos contemporâneos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os estudos contemporâneos sobre a Educação Brasileira demonstram o quanto se tornou factível a interpenetração de múltiplos campos do saber como um recurso cada vez mais necessário para dar conta da complexidade com que se constitui o estudo de seu objeto. E isto é motivado pelos próprios caminhos da Educação, tendo em vista todos os progressos teóricos e metodológicos que obteve na modernidade e em nossos dias. Devido a estes, não mais pode ser entendida a não ser como um processo dialético que tanto deve levar em conta as bases histórico-sociais e materiais de suas condições, mas também não pode esquecer as dimensões singulares que perpassam a constituição do sujeito do pro- cesso de aprendizagem. Subjetividade esta que tanto se refere à formação das atividades conscientes envolvidas na apreensão do real em jogo no referido processo - incluindo-se aí as formações ideológicas - , como também a que nos remete ao trabalho do inconsciente como fundamento da edificação de nossa história e memória, bem como dos substratos dos processos de identificação... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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