Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17843
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Interrelações entre os padrões da ACLR e a unidade curricular de recursos e serviços de informação |
Autor : | Farias, Gabriela Belmont de |
Palabras clave : | Competência em Informação;Biblioteconomia;Recursos de Informação;Serviços de Informação;Information Literacy;Librarianship;Information Resources;Information Services |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia |
Citación : | FARIAS, Gabriela Belmont de. Interrelações entre os padrões da ACLR e a unidade curricular de recursos e serviços de informação. PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 45-57, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo apresenta possibilidades de desenvolvimento da competência em informação nas disciplinas pertencentes à unidade curricular de Recursos e Serviços de Informação do curso de Biblioteconomia. A metodologia aplicada caracteriza-se por ser exploratória e documental, pois o primeiro momento se deteve em analisar os planos de ensino das disciplinas da unidade curricular citada com a finalidade de estabelecer as interrelações entre a ementa e objetivo das disciplinas e os padrões e indicadores da - Information Literacy Competency Standards for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL). Os resultados levam a crer, que a promoção da competência em informação é possível e viável à unidade curricular de Recursos e Serviços de Informação. Entretanto, envolve aspectos de mudança de filosofia, de modo a internalizar os padrões e indicadores da ACRL à proposta curricular do curso de Biblioteconomia. |
Abstract: | The article presents the competence development possibilities in information on subjects pertaining to the course Resources and Library Science Course Information Services. The methodology is characterized as exploratory and documentary, since the first moment he stopped to examine the teaching plans of the subjects of the course mentioned in order to establish the interrelations between the menu and order of disciplines and standards and indicators - Information Literacy Competency Standards for Higher Education of the Association of College and Research Libraries (ACRL). The results lead us to believe that the promotion of information literacy is possible and viable to the course Resources and Information Services. However, it involves aspects of change in philosophy, in order to internalize the standards and indicators of ACRL the proposed curriculum of librarianship course. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17843 |
ISSN : | 1981-0695 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_gbfarias.pdf | 187,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.