Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17810
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade do ensino |
Autor(es): | Pascual, Jesus Garcia |
Palavras-chave: | Aprendizagem;Docente-discente;Preparação pedagógica |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Psicologia |
Citação: | PASCUAL, Jesus Garcia. Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade do ensino. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 52-62, jan./jun. 2013. |
Resumo: | Pesquisas, práticas docentes e reflexões pessoais realizadas durante os últimos anos dão ensejo a este trabalho que mostra as fraturas encontradas na prática docente-discente na universidade. As fraturas revelam a distância significativa entre a qualificação teórica dos professores universitários - na sua maioria doutores - e os resultados que apresentam as avaliações que seus alunos obtêm no ENADE. Tal fenda se deve, em parte, à falta de preparação pedagógica dos professores. O texto traz reflexões sobre três temas, que embora diferentes, são complementares, a saber: a) o mal-estar na educação contemporânea, b) as vicissitudes dos sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem (professores e alunos) e c) tramas no ensino superior entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem. Ciente da responsabilidade que nos outorga a profissão do magistério, os temas tratados no texto estão balizados na reflexão, na epistemologia e na ética, procurando que a prática docente seja cientificamente excelente, intelectualmente reflexiva, socialmente comprometida e moralmente ética. |
Abstract: | Research, teaching practices, and personal reflections made during the last few years give rise to this work that shows the fractures encountered in teacher-student practice in the university. Fractures reveal a significant gap between theoretical qualification of university professors - mostly doctors - and the results that the students obtain in the ENADE examinations. This slot is due in part to the lack of pedagogical preparation of teachers. The text reflects on three themes, which although different, are complementary, namely: a) the malaise in contemporary education, b) the vicissitudes of those involved in teaching and learning (teachers and students) and c) plot in superior level teaching, disorders, learning difficulties and problems. Aware of the responsibility that gives us the teaching profession, the topics covered in the text are marked in reflection, in epistemology and ethics, looking for that teaching practice is scientifically excellent, intellectually reflective, socially committed and morally ethical. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17810 |
ISSN: | 2179-1740(online) 0102-1222(impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_jgpascual.pdf | 723,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.