Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17810
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade do ensino
Autor : Pascual, Jesus Garcia
Palabras clave : Aprendizagem;Docente-discente;Preparação pedagógica
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : PASCUAL, Jesus Garcia. Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade do ensino. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 52-62, jan./jun. 2013.
Resumen en portugués brasileño: Pesquisas, práticas docentes e reflexões pessoais realizadas durante os últimos anos dão ensejo a este trabalho que mostra as fraturas encontradas na prática docente-discente na universidade. As fraturas revelam a distância significativa entre a qualificação teórica dos professores universitários - na sua maioria doutores - e os resultados que apresentam as avaliações que seus alunos obtêm no ENADE. Tal fenda se deve, em parte, à falta de preparação pedagógica dos professores. O texto traz reflexões sobre três temas, que embora diferentes, são complementares, a saber: a) o mal-estar na educação contemporânea, b) as vicissitudes dos sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem (professores e alunos) e c) tramas no ensino superior entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem. Ciente da responsabilidade que nos outorga a profissão do magistério, os temas tratados no texto estão balizados na reflexão, na epistemologia e na ética, procurando que a prática docente seja cientificamente excelente, intelectualmente reflexiva, socialmente comprometida e moralmente ética.
Abstract: Research, teaching practices, and personal reflections made during the last few years give rise to this work that shows the fractures encountered in teacher-student practice in the university. Fractures reveal a significant gap between theoretical qualification of university professors - mostly doctors - and the results that the students obtain in the ENADE examinations. This slot is due in part to the lack of pedagogical preparation of teachers. The text reflects on three themes, which although different, are complementary, namely: a) the malaise in contemporary education, b) the vicissitudes of those involved in teaching and learning (teachers and students) and c) plot in superior level teaching, disorders, learning difficulties and problems. Aware of the responsibility that gives us the teaching profession, the topics covered in the text are marked in reflection, in epistemology and ethics, looking for that teaching practice is scientifically excellent, intellectually reflective, socially committed and morally ethical.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17810
ISSN : 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_art_jgpascual.pdf723,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.