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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos
Autor : Machado, Lucienne de Almeida
Lacerda Júnior, Fernando
Palabras clave : Gênero;Estereótipo;Jogos virtuais;Feminino;Socialização
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Revista de Psicologia
Citación : MACHADO, Lucienne de Almeida; LACERDA JÚNIOR, Fernando. Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 97-111, jan./jun. 2013.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa, por meio da análise de jogos virtuais disponíveis em um sítio da internet a reprodução de estereótipos de gênero. A pesquisa realizou análise de conteúdo de 348 jogos online criados especialmente para o “sexo feminino”. Com o intuito de problematizar os estereótipos reproduzidos pelos jogos, o trabalho discute o conceito de gênero com a finalidade de criticar a naturalização de certas características como naturalmente femininas. Para tanto, utiliza-se de conceitos da psicologia que demonstram o caráter social do processo de individualização. Assim, os conceitos de estereótipo, socialização e brincar/jogar servem como instrumentos teóricos que desvelam como os papeis femininos ou masculinos são construídos em uma complexa relação entre indivíduo-sociedade. A análise dos jogos destaca como uma forma de lazer que se apresenta como neutra, acaba por contribuir na constituição de uma subjetividade que reproduz claramente estereótipos clássicos e injustos sobre o “ser menina”. Desse modo, pode-se afirmar que os jogos virtuais podem representar a entrada de “novas tecnologias”, mas que repetem velhas divisões sexuais. Apoio: CNPq.
Abstract: This paper analyzes the reproduction of gender stereotypes in a virtual media. The research analyzed 348 online games created especially for the “female sex”. The authors discuss gender as a concept that problematizes the naturalization of women. The paper also highlights the concepts of stereotype, socialization and play to argue that feminine roles are defined through a complex relation between individual and society. Analyzing online games revealed that a leisure device that is presented as neutral, ultimately contributes to produce subjectivities that reproduce classical stereotypes about girls or women. The technology evolves, but rigid sexual divisions are repeated. Support: CNPq.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17807
ISSN : 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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