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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17807
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Machado, Lucienne de Almeida | - |
dc.contributor.author | Lacerda Júnior, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T12:00:11Z | - |
dc.date.available | 2016-06-21T12:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Lucienne de Almeida; LACERDA JÚNIOR, Fernando. Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 97-111, jan./jun. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740(online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222(impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17807 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes the reproduction of gender stereotypes in a virtual media. The research analyzed 348 online games created especially for the “female sex”. The authors discuss gender as a concept that problematizes the naturalization of women. The paper also highlights the concepts of stereotype, socialization and play to argue that feminine roles are defined through a complex relation between individual and society. Analyzing online games revealed that a leisure device that is presented as neutral, ultimately contributes to produce subjectivities that reproduce classical stereotypes about girls or women. The technology evolves, but rigid sexual divisions are repeated. Support: CNPq. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Jogos virtuais | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo analisa, por meio da análise de jogos virtuais disponíveis em um sítio da internet a reprodução de estereótipos de gênero. A pesquisa realizou análise de conteúdo de 348 jogos online criados especialmente para o “sexo feminino”. Com o intuito de problematizar os estereótipos reproduzidos pelos jogos, o trabalho discute o conceito de gênero com a finalidade de criticar a naturalização de certas características como naturalmente femininas. Para tanto, utiliza-se de conceitos da psicologia que demonstram o caráter social do processo de individualização. Assim, os conceitos de estereótipo, socialização e brincar/jogar servem como instrumentos teóricos que desvelam como os papeis femininos ou masculinos são construídos em uma complexa relação entre indivíduo-sociedade. A análise dos jogos destaca como uma forma de lazer que se apresenta como neutra, acaba por contribuir na constituição de uma subjetividade que reproduz claramente estereótipos clássicos e injustos sobre o “ser menina”. Desse modo, pode-se afirmar que os jogos virtuais podem representar a entrada de “novas tecnologias”, mas que repetem velhas divisões sexuais. Apoio: CNPq. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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