Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17547
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A arte na escola: uma análise qualitativa do ensino de arte na rede pública |
Autor(es): | VIANNA, Fernanda Brentegani |
Palavras-chave: | Educação;Arte;Escola;Professor;Concepção |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Psicologia |
Citação: | VIANNA, Fernanda Brentegani. A arte na escola: uma análise qualitativa do ensino de arte na rede pública. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 71-77, jan./jun. 2011. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar a concepção de arte pelo professor que a leciona e analisar o que tem sido realizado em sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, transversal , onde foi utilizada uma entrevista semi-estruturada contendo 8 questões a 5 professores de arte. Primeiramente, houve um contato com as instituições a fim de obter autorização e explicar os objetivos deste trabalho. Após, foram aplicadas as entrevistas aos professores. Com base nas entrevistas, a definição de arte pelos professores perpassa por duas subcategorias: forma de expressão e acessibilidade , e a prática profissional foi dividida em quatro subcategorias: formação, motivação, aspectos positivos e negativos. No entanto, a falta de professores especializados no ensino, indisponibilidade de recursos, custo benefício e rotatividade são considerados como empecilho para o ensino artístico de qualidade. |
Abstract: | The aim of this study is to identify the conception of the art by art teachers, and to analyze what is being done in the professional practice in this sector. This is a transversal descriptive qualitative research through an interview with eight questions applied to three art teachers. First, a contact with the institutions was done in order the research could be authorized and explained in its aims. After it the interviews were applied. In the interviews, the definition of art by the teachers is divided in subcategories, i.e. Expression and accessibility. Professional practice was divided in four categories: formation, motivation, positive and negative aspects. It was seen that the lack of specialized professors, lack of resources, relation cost and benefit and turn over are considered the main negatives aspects to the quality of the teaching of art. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17547 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_fbvianna.pdf | 327,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.