Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANNA, Fernanda Brentegani-
dc.date.accessioned2016-06-09T10:58:51Z-
dc.date.available2016-06-09T10:58:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVIANNA, Fernanda Brentegani. A arte na escola: uma análise qualitativa do ensino de arte na rede pública. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 71-77, jan./jun. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17547-
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify the conception of the art by art teachers, and to analyze what is being done in the professional practice in this sector. This is a transversal descriptive qualitative research through an interview with eight questions applied to three art teachers. First, a contact with the institutions was done in order the research could be authorized and explained in its aims. After it the interviews were applied. In the interviews, the definition of art by the teachers is divided in subcategories, i.e. Expression and accessibility. Professional practice was divided in four categories: formation, motivation, positive and negative aspects. It was seen that the lack of specialized professors, lack of resources, relation cost and benefit and turn over are considered the main negatives aspects to the quality of the teaching of art.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.titleA arte na escola: uma análise qualitativa do ensino de arte na rede públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo identificar a concepção de arte pelo professor que a leciona e analisar o que tem sido realizado em sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, transversal , onde foi utilizada uma entrevista semi-estruturada contendo 8 questões a 5 professores de arte. Primeiramente, houve um contato com as instituições a fim de obter autorização e explicar os objetivos deste trabalho. Após, foram aplicadas as entrevistas aos professores. Com base nas entrevistas, a definição de arte pelos professores perpassa por duas subcategorias: forma de expressão e acessibilidade , e a prática profissional foi dividida em quatro subcategorias: formação, motivação, aspectos positivos e negativos. No entanto, a falta de professores especializados no ensino, indisponibilidade de recursos, custo benefício e rotatividade são considerados como empecilho para o ensino artístico de qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_fbvianna.pdf327,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.