Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17295
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma experiência de ensino de redação em 1º ciclo - Alternativas para classes numerosas
Authors: Rocha, Iúta Lerche Vieira
Keywords: Composição e estilo em língua portuguesa;Projeto redação;Projeto grupal
Issue Date: 1982
Publisher: Revista de Letras
Citation: Rocha, I. L. V. (1982)
Abstract in Brazilian Portuguese: O teor deste relato foi extraído de minha prática pedagógica no 1º Ciclo de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, junto às disciplinas de Língua Portuguesa I e II, no período de 1977 a 1981 e, posteriormente, na disciplina de Composição e Estilo em Língua Portuguesa, no Curso de Letras da UFC. Inicialmente identificou-se com um projeto de grupo, denominado PROJETO REDAÇÃO, desenvolvido numa época em que a credibilidade do 1º Ciclo era tida em mais alta conta (77 / 79). Num segundo momento prevaleceu o trabalho individual, razão por que, no presente relato, mesclam-se o projeto grupal e as tentativas isoladas. Este projeto primeiro, bastante ousado em relação a um ensino predominantemente verbalista e conteudístico, centrava- se no desenvolvimento da percepção e do raciocínio e tinha como motivação a comprovada incapacidade para a comunicação oral e escrita dos alunos que ingressam na universidade também traduzida na constatação de que o conhecimento de nível universitário requer atitudes, conhecimentos e habilidades distintos dos que a escola de 1º e 2º graus está formando no aluno.
Description: ROCHA, lúta Lerche Vieira. Uma experiência de ensino de redação em 1º ciclo - Alternativas para classes numerosas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17295
ISSN: 0101-8051
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1982_art_ilvrocha.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.