Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Iúta Lerche Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T14:59:21Z | - |
dc.date.available | 2016-06-01T14:59:21Z | - |
dc.date.issued | 1982 | - |
dc.identifier.citation | Rocha, I. L. V. (1982) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17295 | - |
dc.description | ROCHA, lúta Lerche Vieira. Uma experiência de ensino de redação em 1º ciclo - Alternativas para classes numerosas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 1982. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Composição e estilo em língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Projeto redação | pt_BR |
dc.subject | Projeto grupal | pt_BR |
dc.title | Uma experiência de ensino de redação em 1º ciclo - Alternativas para classes numerosas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O teor deste relato foi extraído de minha prática pedagógica no 1º Ciclo de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, junto às disciplinas de Língua Portuguesa I e II, no período de 1977 a 1981 e, posteriormente, na disciplina de Composição e Estilo em Língua Portuguesa, no Curso de Letras da UFC. Inicialmente identificou-se com um projeto de grupo, denominado PROJETO REDAÇÃO, desenvolvido numa época em que a credibilidade do 1º Ciclo era tida em mais alta conta (77 / 79). Num segundo momento prevaleceu o trabalho individual, razão por que, no presente relato, mesclam-se o projeto grupal e as tentativas isoladas. Este projeto primeiro, bastante ousado em relação a um ensino predominantemente verbalista e conteudístico, centrava- se no desenvolvimento da percepção e do raciocínio e tinha como motivação a comprovada incapacidade para a comunicação oral e escrita dos alunos que ingressam na universidade também traduzida na constatação de que o conhecimento de nível universitário requer atitudes, conhecimentos e habilidades distintos dos que a escola de 1º e 2º graus está formando no aluno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1982_art_ilvrocha.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.