Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16651
Type: Dissertação
Title: O pedagogo e o ensino de matemática: uma análise da formação inicial
Title in English: The pedagogue and Math Education : an analysis of initial training
Authors: Matos, Fernanda Cíntia Costa
Advisor: Santos, Maria José Costa dos
Keywords: Education;Teacher Training;Teaching of Mathematics;Ensino de Matemática;Formação de Professores
Issue Date: 2016
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pedagogo e o ensino de matemática: uma análise da formação inicial. 2016. 143f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os programas de formação de professor se faz cada vez mais presente no cenário das políticas públicas nacionais. Pesquisas educacionais, apontam a exigência desse profissional se apresentar cada vez mais atualizado, seja em relação aos conteúdos, ou nas metodologias ativas. Com efeito, o presente estudo teve como objetivo principal analisar o processo formativo dos pedagogos para o Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando uma proposta de desenvolvimento da formação de forma reflexiva, fundamentada na metodologia de ensino Sequência Fedathi. Nosso lócus de pesquisa foram as salas de aulas das disciplinas Ensino de Matemática, durante os semestres 2014.2, 2015.1 e 2015.2 e Tópicos de Educação Matemática no semestre 2015.1 do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará-FACED/UFC. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia (vespertino-noturno), regularmente matriculados nessas disciplinas. Como recursos metodológicos utilizamos observações nas disciplinas citadas, como também uso de análises de questionários e fóruns online. Para fundamentar nossos estudos nos apoiamos nos estudos de Nóvoa (1995) e (2009), Tardif (2002) e Gatti (2011). Para contribuir com indagações e questionamentos sobre o Ensino de Matemática, nos amparamos em Fiorentini, (1995) e Lorenzato, (2006) e Nacarato (2009). No que se refere à formação do pedagogo para o ensino da matemática, contamos com as contribuições de Curi (2004), Lima (2007) e Santos (2007), e, por fim, para fundamentar nossa proposta de formação pedagógica extensiva-reflexiva recorremos a Sousa (2013) e Souza (2015). Consideramos que os resultados encontrados contribuirão para uma formação mais sólida, no que se refere aos licenciandos de Pedagogia, acerca dos conteúdos e metodologias de Matemática para a melhoria do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.
Abstract: Teacher training becomes ever more present in the field of educational research, it is by this professional requirement to present increasingly updated, either in relation to the content is the use of active methodologies. Therefore this study aimed to analyze the formation process of teachers for mathematics education in the early years of elementary school, presenting a development proposal, reflective training based on the Fedathi Sequence, the consolidation and improvement of such training. Our research locus were the classrooms of the subjects Mathematics Teaching during semester 2014.2, 2015.1 and 2015.2 and topics in mathematics education 2015.1 semester of Faculty of Education of the Federal University of Ceará (UFC). The subjects were the Faculty of Education students (evening-night), enrolled in these disciplines. As methodological resources use notes in the mentioned disciplines, as well as use of analysis of questionnaires and online forums. To support our studies we rely on studies of Nóvoa (1995) and (2009), Tardif (2002) and Gatti (2011). To help with inquiries and questions about the Teaching of Mathematics, we admitted him to Fiorentini (1995) and Lorenzato (2006) and Nacarato & Mengali (2009). As regards the formation of the teacher for teaching mathematics, we rely on the contributions of Curi (2004), Lima (2007) and Santos (2007), and finally, to support our proposal for extensive-reflective pedagogical training resort Sousa (2013). Indeed, we wish that the results contribute to a more solid formation with regard to undergraduate pedagogy, about the content and methods of mathematics in the early years of elementary school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16651
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_fccmatos.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.