Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16436
Tipo: | Dissertação |
Título: | Núcleo de trabalho, pesquisas e práticas sociais (NTPPS) no estado do Ceará: breve descrição |
Título em inglês: | Core work, research and social practices (NTPPS) in the state of Ceará: brief description |
Autor(es): | Mota, Crismacleiton Galdino |
Orientador: | Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave: | Currículos;Pesquisa educacional;Blogs;Currículos - Mudança |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MOTA, Crismacleiton Galdino. Núcleo de trabalho, pesquisas e práticas sociais (NTPPS) no estado do Ceará: breve descrição. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | O presente estudo visou a socialização de uma proposta de reorganização curricular apresentada pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), a qual propõe um currículo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro às escolas brasileiras, que têm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganização curricular do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino Médio, por meio de um produto educacional tecnológico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesão voluntária das escolas públicas da rede estadual, e nosso lócus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no município de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsáveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliográfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganização curricular obteve êxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionários e entrevistas, bem como nas observações realizadas durante o desenvolvimento das ações do NTPPS. Consideramos as ações do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliações internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboração dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo. |
Abstract: | This study aimed the socialization of a curriculum reorganization proposal submitted by the Secretary of Education of Ceará (SEDUC), based on the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9394/96), which proposes an interdisciplinary curriculum. Knowing that this proposal is in contrast to Brazilian schools, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, this study aimed to describe and socialize the proposal for the curricular reorganization of the Work Unit, Research and Social Practices (NTPPS), supported by SEDUC, focusing on high school, and using the blog as technological educational product. The proposal described presupposed the voluntary adhesion of public schools of the state, and our research locus was the Elementary EEFMJM, located in the city of Fortaleza, and had as research subjects the creators and tutors responsible for the proposal development at the school. The research was a study case bibliographical and participant, with a qualitative approach. The results showed that the curriculum reorganization project was successful with the school community, fact confirmed by the work done at the school, as well as the answers obtained from the questionnaires and interviews, as well as the observations made during the development of NTPPS actions. We considered the actions of NTPPS in the school important for personal, social, and intellectual development of pupils because it contributed significantly on the internal assessments results, as well as in the development of autonomy and cooperativeness among peers, and assisted in the preparation of interdisciplinary work developed by them in the group. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16436 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_cgmota.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.