Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16424
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação do leitor: desafio à prática docente e à avaliação da aprendizagem |
Título em inglês: | Reader formation: challenge to the teaching practice and the learning assessment |
Autor(es): | Silva, Olívia Coelho da |
Orientador: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palavras-chave: | Alfabetização;Avaliação;Formação do leitor;Leitura;Literacy;Evaluation |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SILVA, Olívia Coelho da. Formação do leitor: desafio à prática docente e à avaliação da aprendizagem. 2016. 202f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
Resumo: | Por muito tempo, ao longo da história da educação brasileira, o processo de ensino e de aprendizagem da língua foi baseado em métodos de codificação e decodificação desvinculados do seu uso social, ocasionando uma aprendizagem fragilizada e limitada da leitura e da escrita. Tal fato teve como consequência o aumento dos índices de crianças repetentes ou que abandonavam a escola sem consolidar o processo de alfabetização. Atualmente, esse contexto motivou o aparecimento de diversas políticas públicas, cujo principal objetivo tem sido o de garantir às crianças o pleno domínio da língua em suas mais variadas manifestações. No âmbito do desenvolvimento da competência leitora das crianças, o grande desafio atual não é somente instrumentalizá-las para decifrar letras e juntá-las em palavras, mas sim o de construir nelas o gosto e o interesse pela leitura, o que demanda um processo muito mais denso de ensinar. Desse modo, essa pesquisa abordou a temática da formação de leitores, tendo como objetivo principal investigar como acontece o trabalho pedagógico das professoras do 1º ao 3º anos no desenvolvimento dessa competência nas crianças. Para isso, realizou um trabalho de campo e uma investigação documental. Foram analisados os instrumentos avaliativos propostos pela Secretaria Municipal de Fortaleza – SME e os elaborados pela própria escola, os quais intentavam avaliar o desenvolvimento da leitura das crianças do 2º ano. A pesquisa de campo envolveu, ao todo, seis professoras regentes das turmas de 1º, 2º e 3º anos de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza. Como estratégias de recolha de dados foram utilizadas a entrevista e a observação. Os dados de natureza qualitativa oriundos da coleta em campo foram analisados valendo-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os aspectos relevantes que sintetizam as conclusões provenientes da análise documental são: (1) o instrumental disponibilizado pela SME apresenta fragilidades quanto ao adequado diagnóstico sobre a compreensão leitora dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental; (2) observou-se que o teste simulado analisado, de um modo geral, apresentou um formato bem semelhante à avaliação externa SPAECE-Alfa, entretanto, foram identificados alguns deslizes técnicos na elaboração dos comandos e nas alternativas de respostas em itens que compuseram o teste. Tais aspectos, portanto, prejudicam a análise da situação avaliada, uma vez que é exigência tácita na elaboração de itens de múltipla escolha a obediência aos preceitos técnicos e pedagógicos expressos na literatura acerca dos testes que avaliam a aprendizagem. Das conclusões oriundas das observações e entrevistas, destaca que as professoras apresentaram boas prática no que se refere à formação do leitor, valendo-se de estratégias e recursos diversificados, buscando a integração dos eixos da Língua Portuguesa e o desenvolvimento da função social da leitura, bem como realizando a avaliação da leitura em diversos momentos, não se limitando ao uso dos instrumentais recomendados pela SME. Destaca-se também que em todas as salas de aula havia o cantinho da leitura utilizado pelas crianças em momentos em que a professora direcionava as atividades ou livremente, em momentos da leitura deleite. Embora tenham sido identificadas algumas lacunas nas práticas pedagógicas e nas metodologias de avaliação da leitura, no geral, a pesquisa apontou diversos aspectos positivos relacionados à avaliação da aprendizagem e à prática docente das professoras da escola investigada, os quais contribuem para o desenvolvimento da competência leitora das crianças na fase de alfabetização. |
Abstract: | For a long time, throughout the history of Brazilian education, the language teaching and learning process was based on coding and decoding methods unlinked of its social use, resulting in a weakened and limited learning of reading and writing abilities. This fact has resulted in increased rates of children repeating or who left school without consolidating the literacy process. Currently this context motivated the appearance of various public policies, which the main objective has been to guarantee children the full command of the language in its various manifestations. In the development of reading competence of children, the great challenge is not only to instrumentalize them to decipher letters and put them together into words, but to build them taste and interest in reading, which requires a very deeper teaching process. Thus, this study focused in the education of the competent reader, with the main objective to investigate how does the pedagogical work of the elementary school teachers in developing this competence in children. To do this, a field work and documental research were done. It was analyzed the evaluation tools proposed by the Municipal Education Secretary of Fortaleza - SME and those ones which are developed by the school itself, which were used to evaluate the development of children reading the 2nd year. The research involved, in all, six teachers of elementary school of a public school of Fortaleza. As data collection strategies, interview and observation were used. The qualitative data coming from field collection were analyzed making use of Content Analysis (BARDIN, 2011). The relevant aspects that summarize the findings from the document review are: (1) the instruments provided by the SME presents weaknesses for proper diagnosis of the reading comprehension of students in the 2nd year of elementary school; (2) it was observed that the simulated test analyzed, in general, presented a very similar format to the external evaluation SPAECE-Alfa, however, some technical lapses were identified in the preparation of commands and responses alternatives in items that composed the test. These aspects, therefore, harm the analysis of the situation assessed, since it is an important requirement in the development of multiple choice, the obedience in elaborating items to technical and pedagogical principles expressed in the literature about the tests that assess learning. The conclusions derived from observations and interviews, highlights that the teachers showed good practice in relation to the education of competent reader, drawing up strategies and diversified resources, seeking the integration of the axes of the Portuguese language and the development of the social function of reading, and performing the evaluation of reading at different times, not limited to the use of instruments recommended by the Secretary. It is also noteworthy that in all classrooms had the reading place used by children in times when the teacher directed activities or freely in the delight moments of reading. Although some shortcomings in teaching practices and methodologies for assessing reading were identified, in general, this study found many positive aspects related to the evaluation of learning and teaching practice of school teachers investigated, which contribute to the development of reading competence children in literacy phase. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16424 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_ocsilva.pdf | 8,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.