Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16337
Type: Dissertação
Title: A matemática nos truques, advinhações e enigmas
Title in English: Mathematics in tricks, riddles and puzzles
Authors: Sousa, Eryvelton Alves
Advisor: Guimarães, Zelaber Gondim
Keywords: Matemática recreativa;Matemática - Estudo e ensino;Polinômios;Sistemas de numeração
Issue Date: 2014
Citation: SOUSA, Eryvelton Alves. A matemática nos truques, adivinhações e enigmas. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação aborda problemas matemticos conhecidos como truques, adivinhações ou enigmas, com o intuito de mostrar a professores e alunos a beleza com que pode ser encontrada a matemática. É através de situações menos rotineiras que buscamos um despertar matemático nos estudantes. Apresentamos também um breve embasamento pedagógico fundamentado nas necessidades do professor conhecer o ensino da matemática e como abordar situações problemas durante um curso, e uma exposição teórica de conteúdos de forma não axiomática mas que possam garantir a boa interpretação dos problemas listados.O objetivo foi reunir uma lista de problemas sobre álgebra para fundamentar e motivar os alunos a se interessarem mais pela matemática usando um lado sutil que muitas vezes é deixado de lado no ensino da matemática do ensino fundamental e médio.
Abstract: This paper discusses mathematical problems known as tricks, riddles or puzzles, in order to show the teachers and students with the beauty that can be found in mathematics. It is through less routine situations we seek to foster in students a mathematician. We also present a brief pedagogical foundation based on the needs of the teacher teaching mathematics to know how to approach situations and problems during a course, and not a theoretical axiomatic exposition of content but so that they can ensure the correct interpretation of the problems listados.O goal was to gather a list of issues to support and motivate students to become more interested in mathematics using a subtle side that is often neglected in the teaching of mathematics in elementary and middle school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16337
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_easousa.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.