Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16337
Tipo: Dissertação
Título: A matemática nos truques, advinhações e enigmas
Título em inglês: Mathematics in tricks, riddles and puzzles
Autor(es): Sousa, Eryvelton Alves
Orientador: Guimarães, Zelaber Gondim
Palavras-chave: Matemática recreativa;Matemática - Estudo e ensino;Polinômios;Sistemas de numeração
Data do documento: 2014
Citação: SOUSA, Eryvelton Alves. A matemática nos truques, adivinhações e enigmas. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014
Resumo: Esta dissertação aborda problemas matemticos conhecidos como truques, adivinhações ou enigmas, com o intuito de mostrar a professores e alunos a beleza com que pode ser encontrada a matemática. É através de situações menos rotineiras que buscamos um despertar matemático nos estudantes. Apresentamos também um breve embasamento pedagógico fundamentado nas necessidades do professor conhecer o ensino da matemática e como abordar situações problemas durante um curso, e uma exposição teórica de conteúdos de forma não axiomática mas que possam garantir a boa interpretação dos problemas listados.O objetivo foi reunir uma lista de problemas sobre álgebra para fundamentar e motivar os alunos a se interessarem mais pela matemática usando um lado sutil que muitas vezes é deixado de lado no ensino da matemática do ensino fundamental e médio.
Abstract: This paper discusses mathematical problems known as tricks, riddles or puzzles, in order to show the teachers and students with the beauty that can be found in mathematics. It is through less routine situations we seek to foster in students a mathematician. We also present a brief pedagogical foundation based on the needs of the teacher teaching mathematics to know how to approach situations and problems during a course, and not a theoretical axiomatic exposition of content but so that they can ensure the correct interpretation of the problems listados.O goal was to gather a list of issues to support and motivate students to become more interested in mathematics using a subtle side that is often neglected in the teaching of mathematics in elementary and middle school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16337
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_easousa.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.