Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16028
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Métodos alternativos no ensino de microbiologia
Autor : Costa, Renata Albuquerque
Palabras clave : Métodos Didático-Pedagógicos;Métodos de Ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : COSTA, R. A. (2010)
Resumen en portugués brasileño: Foram empregadas duas metodologias de ensino para a disciplina Microbiologia do Pescado, do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, nos semestres 2008.2 e 2009.1. As turmas possuíam em média 45 alunos, inviabilizando aulas práticas em laboratório. Diante do exposto, a aplicação de métodos de ensino diferenciados é justificada e necessária para melhor adequar o conteúdo da disciplina. As metodologias foram empregadas em duas etapas: apresentação e discussão de artigos científicos publicados em revistas indexadas; e abordagem das práticas usuais nas análises microbiológicas das diferentes classes de pescado. Observou-se 100% de aprovação dos alunos nas duas turmas para as quais as metodologias foram aplicadas, indicando que os métodos utilizados foram satisfatórios.
Abstract: Two teaching methods were applied to the Fishing Microbiology subject of the Fishing Engineering graduation course of the Federal University of Ceará State(UFC), during the second semesteron 2008 and first semester of 2009. Because the two study groups were comprised of 45 students, the laboratory practical classeswere not viable. Thus, the application of different teaching methods was justified and necessary to better suit the subject content. The methodologies were carried out in two steps: 1) presentation and discussion of scientific papers already published in indexed journals; and 2) the exhibition of common microbiological practical classesof the different types of seafood. It was observed that 100% of the students passed the exams in both studying groups to witch the methodologies were applied, indicating that the methods used were efficient.
Descripción : COSTA, Renata Albuquerque. Métodos alternativos no ensino de microbiologia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 99-105, 2010.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16028
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_racosta.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.