Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15912
Tipo: | Tese |
Título : | Formas de contar a história: ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30 |
Autor : | Alves, Raquel da Silva |
Tutor: | Lucas, Meize Regina de Lucena |
Palabras clave : | Formation des enseignants;École primaire;História – Estudo e Ensino (Primário) – Ceará;Professores de História – Formação;Escola nova – Ceará;Anos 1930 |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | ALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30. 2015. 284f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História Social, Fortaleza (CE), 2015 |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de história nos primeiros anos do século XX possuía como objetivo educar para a formação dos futuros cidadãos da pátria brasileira. Unida a essa perspectiva havia o discurso da Escola Nova, destinado principalmente ao ensino primário e, proposto por diferentes educadores brasileiros a partir do ideário do ensino ativo e intuitivo cuja finalidade era a educação das crianças a partir de fundamentos científicos que primassem pelo ensino próximo à sua realidade. No entanto a disciplina de história foi apontada como conhecimento que apresentava inadequações a esse ensino. A partir dessa questão observou-se disputas e diálogos travados entre os escolanovistas e os historiadores na tentativa de estabelecer critérios didáticos para o ensino de história aos escolares. Paralelo a isso, observa-se a presença da narrativa histórica na construção desse código disciplinar, principalmente através do material didático produzido para as primeiras séries. Outro componente era a formação dos professores primários e as definições da história a partir da cronologia, das biografias e dos conteúdos da história nacional. A presente pesquisa buscou analisar as definições para a disciplina histórica na escola primária cearense. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15912 |
Aparece en las colecciones: | PPGH - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_rsalves.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.