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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Meize Regina de Lucena-
dc.contributor.authorAlves, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2016-03-31T15:20:45Z-
dc.date.available2016-03-31T15:20:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30. 2015. 284f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História Social, Fortaleza (CE), 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15912-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFormation des enseignantspt_BR
dc.subjectÉcole primairept_BR
dc.subjectHistória – Estudo e Ensino (Primário) – Cearápt_BR
dc.subjectProfessores de História – Formaçãopt_BR
dc.subjectEscola nova – Cearápt_BR
dc.subjectAnos 1930pt_BR
dc.titleFormas de contar a história: ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de história nos primeiros anos do século XX possuía como objetivo educar para a formação dos futuros cidadãos da pátria brasileira. Unida a essa perspectiva havia o discurso da Escola Nova, destinado principalmente ao ensino primário e, proposto por diferentes educadores brasileiros a partir do ideário do ensino ativo e intuitivo cuja finalidade era a educação das crianças a partir de fundamentos científicos que primassem pelo ensino próximo à sua realidade. No entanto a disciplina de história foi apontada como conhecimento que apresentava inadequações a esse ensino. A partir dessa questão observou-se disputas e diálogos travados entre os escolanovistas e os historiadores na tentativa de estabelecer critérios didáticos para o ensino de história aos escolares. Paralelo a isso, observa-se a presença da narrativa histórica na construção desse código disciplinar, principalmente através do material didático produzido para as primeiras séries. Outro componente era a formação dos professores primários e as definições da história a partir da cronologia, das biografias e dos conteúdos da história nacional. A presente pesquisa buscou analisar as definições para a disciplina histórica na escola primária cearense.pt_BR
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