Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15912
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lucas, Meize Regina de Lucena | - |
dc.contributor.author | Alves, Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T15:20:45Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T15:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30. 2015. 284f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História Social, Fortaleza (CE), 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15912 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Formation des enseignants | pt_BR |
dc.subject | École primaire | pt_BR |
dc.subject | História – Estudo e Ensino (Primário) – Ceará | pt_BR |
dc.subject | Professores de História – Formação | pt_BR |
dc.subject | Escola nova – Ceará | pt_BR |
dc.subject | Anos 1930 | pt_BR |
dc.title | Formas de contar a história: ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino de história nos primeiros anos do século XX possuía como objetivo educar para a formação dos futuros cidadãos da pátria brasileira. Unida a essa perspectiva havia o discurso da Escola Nova, destinado principalmente ao ensino primário e, proposto por diferentes educadores brasileiros a partir do ideário do ensino ativo e intuitivo cuja finalidade era a educação das crianças a partir de fundamentos científicos que primassem pelo ensino próximo à sua realidade. No entanto a disciplina de história foi apontada como conhecimento que apresentava inadequações a esse ensino. A partir dessa questão observou-se disputas e diálogos travados entre os escolanovistas e os historiadores na tentativa de estabelecer critérios didáticos para o ensino de história aos escolares. Paralelo a isso, observa-se a presença da narrativa histórica na construção desse código disciplinar, principalmente através do material didático produzido para as primeiras séries. Outro componente era a formação dos professores primários e as definições da história a partir da cronologia, das biografias e dos conteúdos da história nacional. A presente pesquisa buscou analisar as definições para a disciplina histórica na escola primária cearense. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_rsalves.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.