Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15896
Tipo: | Dissertação |
Título : | Sistema de numeração decimal: saberes docentes e conhecimentos discentes do 3º ano do ensino fundamental |
Título en inglés: | Decimal numbering system: teacher knowledge and student knowledge of the 3rd year of primary school |
Autor : | Silva, Renato Carneiro da |
Tutor: | Barguil, Paulo Meireles |
Palabras clave : | Teaching knowledges;Students Knowledge;Sistema decimal – Estudo e ensino – Maranguape(CE);Professores de matemática – Formação – Maranguape(CE);Estudantes do ensino fundamental – Maranguape(CE) – Atitudes |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | SILVA, Renato Carneiro da. Sistema de numeração decimal: saberes docentes e conhecimentos discentes do 3º ano do ensino fundamental. 2013. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa analisa os saberes docentes e os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o sistema de numeração decimal – SND. A História do SND, de acordo com Ifrah (2005) e Eves (2011), permite conhecer o desenvolvimento das suas características – as bases, os algarismos, a criação do zero – o que favorece uma Educação Matemática problematizadora. Os objetivos dessa pesquisa, que é um estudo de caso, são: i) identificar os conhecimentos de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental na escrita de números, com 2 e 3 ordens, e os saberes docentes mobilizados na interpretação de tais registros; ii) conhecer registros de representação de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental na escrita de números, com 2 e 3 ordens; e iii) investigar como a professora analisa as escritas discentes de números, com 2 e 3 ordens, em diferentes registros de representação. Participaram da pesquisa 24 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental e uma professora de uma escola pública do município de Maranguape, região Metropolitana de Fortaleza. Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de numerais com quantidade diferente de algarismos; Comparação de numerais com a mesma quantidade de algarismos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral arábico para numeral verbal escrito (por extenso); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 algarismos. Após a aplicação do teste, realizou-se com a professora regente uma entrevista estruturada dividida em 3 momentos: o primeiro, relacionado aos seus saberes do conhecimento, pedagógicos e existenciais sobre o SND; o segundo, com perguntas com o objetivo de compreender como esta analisa as produções dos seus estudantes; e o terceiro, abordando as reflexões da professora sobre a pesquisa realizada. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do SND e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SND, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou. O currículo, portanto, precisa ser revisto, pois o engessamento de alguns conteúdos a determinado momento restringe a aprendizagem dos estudantes. Os resultados com a professora evidenciam uma prática que tem no livro didático seu principal recurso metodológico e desconhecimento das características do SND. Ratifica-se, dessa forma, a necessidade de uma formação docente dessa etapa da escolarização que englobe todos os saberes do conhecimento. Espero que este estudo contribua para novas pesquisas, favorecendo o desenvolvimento de uma Educação Matemática que as crianças merecem para uma vida mais plena. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15896 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_rcsilva.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.