Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15717
Type: Dissertação
Title: Avaliações em larga escala na alfabetização: contextos no ensino público de um município do Estado do Ceará
Title in English: Reviews on large scale in literacy : contexts in public education of a municipality of Ceará State
Authors: Silva, Lucas Melgaço da
Advisor: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Evaluation on a large scale;Teaching-learning;Programas de ação afirmativa na educação;Avaliação educacional – Ceará
Issue Date: 2016
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: SILVA, Lucas Melgaço da. Avaliações em larga escala na alfabetização: contextos no ensino público de um município do Estado do Ceará. 2016. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo apresenta as características e as estruturas de cinco sistemáticas avaliativas de acompanhamento dos processos ensino-aprendizagem de cunho nacional, regional e municipal que avaliam a alfabetização, a saber: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Provinha Brasil, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE-Alfa), Provinha do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e Avaliação Municipal do 1º Ano, desenvolvidas em um município do estado do Ceará. Observa-se, ainda, seus percursos metodológicos na produção de indicadores que conduzam com eficiência o processo de alfabetização de crianças. Levando em consideração que todas se tratam de avaliações que mensuram a alfabetização, a pesquisa parte do pressuposto da (in)existência de diálogos que complementem a efetivação de suas propostas. Para tanto, elencamos como objetivos do trabalho descrever a estrutura geral e específica de cada avaliação em larga escala na área de alfabetização; fazer estudo comparativo das avaliações em larga escala na área de alfabetização; confrontar os resultados das avaliações em larga escala na área de alfabetização de um município do estado do Ceará. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso, com cunho descritivo. Como principais resultados, no que tange ao objeto desse estudo, identificaram-se falhas estruturais quanto ao retorno dos resultados à sociedade; observaram-se quadros semelhantes ocorridos entre as instâncias administrativas de cada avaliação; e que ambas estão interligadas a programas específicos de apoio à alfabetização e à formação de professores.
Abstract: The present study shown the characteristics and the structures of five evaluative systematic monitoring of the teaching-learning processes of imprint national, regional and municipal that evaluate the literacy: National Evaluation of Literacy (NEL), Provinha Brasil, Permanent System of Basic Education Evaluation of Ceará (PSBEEC)-alpha, Provinha do PAIC (Literacy Program at the right age) and Municipal evaluation of the 1st year, developed in a city on the state of Ceará. It will also be observed, its methodological pathways in the production of indicators that lead with efficiency the literacy process of children. It was also observed, its methodological pathways for the production of indicators that lead with efficiency the literacy process of children. whereas all treat of assessments that measure literacy, the search assumes the (in)existence of dialogs that complement the realization of its proposals. From the mentioned, this work had as objectives to write the general structure and specific to each evaluation on a large scale in the area of literacy; to make comparative study of evaluations on a large scale in the area of literacy; to confront the results of evaluations on a large scale in the area of adult literacy a city on the state of Ceará. The research methodology is qualitative, in the form of case study, with a descriptive feature. The main results, referring to the object of this study, we identified structural failures with respect to the return of the results to the society; it was observed similar frameworks that occurred between the administrative instances of each evaluation; and that both are linked to specific support programs for literacy and the training of teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15717
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_lmsilva.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.