Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15249
Type: Dissertação
Title: Desempeho educacional e desigualdade de renda: uma análise comparativa entre os Estados do Ceará e São Paulo
Authors: Gomes, Valéria Santiago
Advisor: Callado, Marcelo de Castro
Keywords: Educação;Economia
Issue Date: 2014
Citation: GOMES, Valéria Santiago. Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma análise comparativa entre os Estados do Ceará e São Paulo.2014. 34f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - Ce, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: As questões ligadas à educação e à desigualdade de renda foram o objeto deste estudo, no qual foram coletados dados da Prova Brasil de 2011 (base de dados do SAEB- Sistema de Avaliação da educação Básica), especificamente sobre os resultados da prova de matemática e língua portuguesa, aplicadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como dados dos índices de Gini e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Objetiva se com esta pesquisa fazer um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do 9º ano dos estados do Ceará e São Paulo junto à questão da desigualdade de renda e desenvolvimento humano, e, para tanto, testa-se a hipótese de que existe uma relação inversa entre desempenho escolar e desigualdade de renda e positiva entre desempenho escolar e IDH-M para estes estados da federação e para o ano da pesquisa. Além disto, um exercício contra factual propõe verificar a seguinte questão: Se o Ceará apresentasse o índice de Gini e IDH de São Paulo, como o modelo explicaria o desempenho dos alunos cearenses medido pela Prova Brasil?
Abstract: The issues related to education and income inequality were the goal of this study, in which data from Prova Brasil 2011 (database Saeb-System Evaluation of Primary education) were collected specifically on the results of math and Portuguese test, applied to students in the 9th grade of elementary school, as well as data and Gini Index Municipal Human development Index (HDI-M). We aim with this research to draw a parallel between the academic performance of students in the 9th grade in the states of Ceará and São Paulo connected to the issue of income inequality and human development, and testing the hypothesis that there is an inverse relationship between performance educational and income inequality between school performance and positive and HDI-M, for these states of the federation and the survey year. Besides, a counterfactual exercise proposes to verify the following question: If Ceará presented the Gini Index and HDI of São Paulo, how the model would explain the performance of Ceará students measured by Prova Brasil?
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15249
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dissert_vsgomes.pdf242,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.