Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCallado, Marcelo de Castro-
dc.contributor.authorGomes, Valéria Santiago-
dc.date.accessioned2016-02-23T17:54:00Z-
dc.date.available2016-02-23T17:54:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGOMES, Valéria Santiago. Desempenho educacional e desigualdade de renda: uma análise comparativa entre os Estados do Ceará e São Paulo.2014. 34f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - Ce, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15249-
dc.description.abstractThe issues related to education and income inequality were the goal of this study, in which data from Prova Brasil 2011 (database Saeb-System Evaluation of Primary education) were collected specifically on the results of math and Portuguese test, applied to students in the 9th grade of elementary school, as well as data and Gini Index Municipal Human development Index (HDI-M). We aim with this research to draw a parallel between the academic performance of students in the 9th grade in the states of Ceará and São Paulo connected to the issue of income inequality and human development, and testing the hypothesis that there is an inverse relationship between performance educational and income inequality between school performance and positive and HDI-M, for these states of the federation and the survey year. Besides, a counterfactual exercise proposes to verify the following question: If Ceará presented the Gini Index and HDI of São Paulo, how the model would explain the performance of Ceará students measured by Prova Brasil?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleDesempeho educacional e desigualdade de renda: uma análise comparativa entre os Estados do Ceará e São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs questões ligadas à educação e à desigualdade de renda foram o objeto deste estudo, no qual foram coletados dados da Prova Brasil de 2011 (base de dados do SAEB- Sistema de Avaliação da educação Básica), especificamente sobre os resultados da prova de matemática e língua portuguesa, aplicadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como dados dos índices de Gini e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Objetiva se com esta pesquisa fazer um paralelo entre o desempenho escolar dos alunos do 9º ano dos estados do Ceará e São Paulo junto à questão da desigualdade de renda e desenvolvimento humano, e, para tanto, testa-se a hipótese de que existe uma relação inversa entre desempenho escolar e desigualdade de renda e positiva entre desempenho escolar e IDH-M para estes estados da federação e para o ano da pesquisa. Além disto, um exercício contra factual propõe verificar a seguinte questão: Se o Ceará apresentasse o índice de Gini e IDH de São Paulo, como o modelo explicaria o desempenho dos alunos cearenses medido pela Prova Brasil?pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dissert_vsgomes.pdf242,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.