Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15238
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Resenha de O Estado, a alfabetização e a educação popular no Chile, 1964-1990 |
Autor : | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos Cunha Filho, Clayton Mendonça |
Palabras clave : | Alfabetização popular;Regime militar;Educação popular;Estado autoritário |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. O Estado, a alfabetização e a educação popular no Chile, 1964-1990. Tradução de: Clayton Mendonça Cunha Filho. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 28, v. 1, n. 51/52, p. 129-130, 2006. Resenha da obra de: HOLTON, Graham E. L. Robert Austin, The State, Literacy, and Popular Education in Chile, 1964-1990. Lanham, Maryland: Lexington Books, 2003. 416p. |
Resumen en portugués brasileño: | A associação entre massas e maldade, proposta por Sigmund Freud, expressa bem o desejo inconsciente de muitos intelectuais de justificar a eliminação das massas da política. Daí o temor que as elites europeias cultivavam do acesso das massas ao poder, através da alfabetização e da cultura popular. Para as elites, o acesso das massas ao poder seria uma das maiores ameaças à civilização. A introdução da educação básica universal permitiu que o texto impresso também fosse produzido e disseminado a serviço da revolução. As campanhas de alfabetização universal criaram os mesmos medos, violentamente expressos, na América Latina... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15238 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_art_blrbeserra.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.