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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15238
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Resenha de O Estado, a alfabetização e a educação popular no Chile, 1964-1990 |
Autor(es): | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos Cunha Filho, Clayton Mendonça |
Palavras-chave: | Alfabetização popular;Regime militar;Educação popular;Estado autoritário |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. O Estado, a alfabetização e a educação popular no Chile, 1964-1990. Tradução de: Clayton Mendonça Cunha Filho. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 28, v. 1, n. 51/52, p. 129-130, 2006. Resenha da obra de: HOLTON, Graham E. L. Robert Austin, The State, Literacy, and Popular Education in Chile, 1964-1990. Lanham, Maryland: Lexington Books, 2003. 416p. |
Resumo: | A associação entre massas e maldade, proposta por Sigmund Freud, expressa bem o desejo inconsciente de muitos intelectuais de justificar a eliminação das massas da política. Daí o temor que as elites europeias cultivavam do acesso das massas ao poder, através da alfabetização e da cultura popular. Para as elites, o acesso das massas ao poder seria uma das maiores ameaças à civilização. A introdução da educação básica universal permitiu que o texto impresso também fosse produzido e disseminado a serviço da revolução. As campanhas de alfabetização universal criaram os mesmos medos, violentamente expressos, na América Latina... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15238 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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