Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarreto, Maria do Socorro-
dc.date.accessioned2016-02-18T13:48:58Z-
dc.date.available2016-02-18T13:48:58Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBARRETO, M. S. (2005)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15212-
dc.descriptionBARRETO, Maria do Socorro. As relações entre pensamento e linguagem nas abordagens sociohistórica e psicogenética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 27, v. 1, n. 49/50, p. 50-60, 2005.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze the importance of the language in the processes of the formation of the superior thought, according to the Vygotsky's conception and in the construction of the inteligency, according to Piaget's genetic epistemology, in order to discuss some important aspects regarding the origin of the thought and of the language, according to the some authors. This is done by approaching some genetic roots of the thought and of the language and by doing some considerations regarding the linguistic discrimation and the pedagogic practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectDiscriminação linguísticapt_BR
dc.subjectLinguistic discriminationpt_BR
dc.titleAs relações entre pensamento e linguagem nas abordagens sociohistórica e psicogenéticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto tem como objetivo analisar a importância da linguagem nos processos de formação superior do pensamento, segundo as concepções de Vygotsky e na construção da inteligência segundo a epistemologia genética de Piaget; discutir alguns aspectos relevantes em relação à origem do pensamento e da linguagem, segundo os mesmos autores; abordar algumas contribuições sobre as raízes genéticas do pensamento e da linguagem e fazer algumas considerações a respeito da discriminação linguística e da prática pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_art_msbarreto.pdf8,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.