Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Maria do Socorro | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T13:48:58Z | - |
dc.date.available | 2016-02-18T13:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, M. S. (2005) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15212 | - |
dc.description | BARRETO, Maria do Socorro. As relações entre pensamento e linguagem nas abordagens sociohistórica e psicogenética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 27, v. 1, n. 49/50, p. 50-60, 2005. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this article is to analyze the importance of the language in the processes of the formation of the superior thought, according to the Vygotsky's conception and in the construction of the inteligency, according to Piaget's genetic epistemology, in order to discuss some important aspects regarding the origin of the thought and of the language, according to the some authors. This is done by approaching some genetic roots of the thought and of the language and by doing some considerations regarding the linguistic discrimation and the pedagogic practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Discriminação linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguistic discrimination | pt_BR |
dc.title | As relações entre pensamento e linguagem nas abordagens sociohistórica e psicogenética | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto tem como objetivo analisar a importância da linguagem nos processos de formação superior do pensamento, segundo as concepções de Vygotsky e na construção da inteligência segundo a epistemologia genética de Piaget; discutir alguns aspectos relevantes em relação à origem do pensamento e da linguagem, segundo os mesmos autores; abordar algumas contribuições sobre as raízes genéticas do pensamento e da linguagem e fazer algumas considerações a respeito da discriminação linguística e da prática pedagógica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_art_msbarreto.pdf | 8,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.