Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15193
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Atualidade dos fundamentos da escola nova na educação brasileira
Autor : Soares, José Rômulo
Palabras clave : Teoria da educação;Escola nova;Condições sócio-educacionais
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : SOARES, José Rômulo. Atualidade dos fundamentos da escola nova na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 26, v. 1, n. 47, p. 26-33, 2004.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo aborda a atualidade dos fundamentos da Escola Nova na teoria educacional. Reflete acerca do surgimento desta teoria da educação e das condições sócio-educacionais que facilitaram sua aceitação no Brasil. Demonstra sua capacidade de permanência ao atravessar de forma transversal as teorias da educação que pretenderam superá-la. A força do ideário escolanovista é enfatizada, não só na filosofia da educação, como também na política educacional e na prática dos professores, em sua maioria, sempre simpáticos ao ideário renovador.
Abstract: The present article deals with the relevance of the principies of the New School to the contemporary discussion on educational theory. It explores the emergence of this theory and the social and educational conditions which favored its adoption in Brazil, and it also shows how it has managed to outlive a number of educational theories intended to replace it. The article underscores the impact of the ideas of the New School upon educational philosophy and educational policies as well as their powerful appeal to the great majority of teaching professionals in Brazil.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15193
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_art_jrsoares.pdf6,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.