Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15175
Tipo: | Dissertação |
Título : | Os caminhos da educação musical em Fortaleza contribuições do PIBID |
Título en inglés: | The music teaching ways in Fortaleza: Contributions of PIBID |
Autor : | Lima, Marlúcia Chagas de |
Tutor: | Matos, Elvis de Azevedo |
Palabras clave : | Music;Pedagogy;Música na educação – Fortaleza, CE;Educação – Estudo e ensino – Fortaleza, CE;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | LIMA, Marlúcia Chagas de. Os caminhos da educação musical em Fortaleza contribuições do PIBID. 2015. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho pretende analisar, na perspectiva dos licenciandos de Música e Pedagogia, a interação estabelecida entre Música e Pedagogia por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante o período de 2010 à 2012. Os sujeitos participantes são estudantes aos cursos de Licenciatura em Música e Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) que atuaram, como bolsistas, junto ao PIBID, um Programa Federal de incentivo à formação docente e cujo objetivo é o aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. Estudando o trabalho desenvolvido pelos bolsistas do PIBID em três escolas do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza, percebemos que práticas musicais se apresentam como um fator potencialmente favorável para a transformação social dos grupos e de indivíduos. Neste trabalho discutimos que permeiam a implementação dos conteúdos de Educação Musical no cotidiano escolar, através da ação conjunta de bolsistas de Música e Pedagogia e refletimos sobre as aprendizagens compartilhadas (MATOS, 2014), ocorridas no ambiente escolar entre os referidos estudantes participantes do Programa. Nossa abordagem metodológica é de caráter qualitativo e configura-se como um estudo de caso (CRESWELL, 2010) e nosso aporte teórico alicerça-se em (VIGOTSKY, 2007), (KOELLREUTTER, 1997), (FREIRE, 2013), (MORAES, 1993, 2007) e (MORIN, 2000). |
Abstract: | This study aims to analyze, from the perspective of graduate students in Music and Pedagogy, the interaction established between music and pedagogy through the Institutional Program of Scholarship Initiation to Docencia (PIBID) during the period from 2010 to 2012. The subjects are graduate students in Music and Pedagogy from the Federal University of Ceará who worked as fellows by the PIBID, a federal program to encourage teacher training and aimed at the improvement of teacher education for Basic Education and the improvement of quality of Brazilian public education. Through this study about de work developed by the PIBID fellows in three schools of the Public Education System of Fortaleza, we realized that the musical practices are presented as a potentially favorable factor for social change groups and individuals. In this study we discussed what permeates the implementation of music education content in school life, through the joint action of Music and pedagogy fellows and we reflect about the shared learning (MATOS, 2014) that occurred at school between those participating students in the Program. Our methodological approach is qualitative and is configured as a case study (CRESSWELL, 2010) and our theoretical approach is grounded in Vygotsky (2007), Koellreutter (1997), Freire (2013), Moraes (1993, 2007) and Morin (2000). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15175 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_mclima.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.