Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15173
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Clareza cognitiva e alfabetização
Autor : Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Palabras clave : Conhecimento cognitivo;Objetivos de aprendizagem;Leitura
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Clareza cognitiva e alfabetização. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 107-111, 2003.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo resume duas pesquisas qualitativas (no subúrbio de Fortaleza e no subúrbio de Paris) sobre o conhecimento cognitivo (DOWNING e FIJALKOW) de jovens aprendizes leitores. Apresentamos os resultados da análise de entrevistas sobre as motivações, os objetivos e as operações necessárias ao sucesso da aprendizagem (LEONTIEV). O desempenho destas crianças é avaliado (CHAUVEAU, FERREIRO). Para aprender a ler, os sujeitos (de 5 a 9 anos) acham necessário ser iniciados ao código grafofonético por um mediador e se exercitar. Constatamos que uma concepção metacognitiva, ligando exclusivamente as aprendizagens a motivos ou objetivos utilitários, como o sucesso escolar, esta associada às dificuldades de aprendizagem.
Abstract: This article presents in abbreviated form two quality studies (one carried out in the suburbs of Fortaleza and the other in the suburbs of Paris)concerning cognitive knowledge of children learning to read (DOWNING and FIJALKOW). The study presents an analysis of the results of the interviews as well as the motivations, objectives and operations found necessary for successful learning (LEONTIEV). The research evaluates the performance of the children (CHAUVEAU, FERREIRO). To learn to read the children, between five and nine years of age, need a mediator to introduce them to the graphonetic code and train them. It was discovered that metacognitive conceptions, exclusively connecting motives and utilitarian objectives to successful schoollearning, made learning more difficult.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15173
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_art_sdelacourslins.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.