Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-11T10:47:29Z | - |
dc.date.available | 2016-02-11T10:47:29Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Clareza cognitiva e alfabetização. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 107-111, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15173 | - |
dc.description.abstract | This article presents in abbreviated form two quality studies (one carried out in the suburbs of Fortaleza and the other in the suburbs of Paris)concerning cognitive knowledge of children learning to read (DOWNING and FIJALKOW). The study presents an analysis of the results of the interviews as well as the motivations, objectives and operations found necessary for successful learning (LEONTIEV). The research evaluates the performance of the children (CHAUVEAU, FERREIRO). To learn to read the children, between five and nine years of age, need a mediator to introduce them to the graphonetic code and train them. It was discovered that metacognitive conceptions, exclusively connecting motives and utilitarian objectives to successful schoollearning, made learning more difficult. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Clareza cognitiva e alfabetização | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo resume duas pesquisas qualitativas (no subúrbio de Fortaleza e no subúrbio de Paris) sobre o conhecimento cognitivo (DOWNING e FIJALKOW) de jovens aprendizes leitores. Apresentamos os resultados da análise de entrevistas sobre as motivações, os objetivos e as operações necessárias ao sucesso da aprendizagem (LEONTIEV). O desempenho destas crianças é avaliado (CHAUVEAU, FERREIRO). Para aprender a ler, os sujeitos (de 5 a 9 anos) acham necessário ser iniciados ao código grafofonético por um mediador e se exercitar. Constatamos que uma concepção metacognitiva, ligando exclusivamente as aprendizagens a motivos ou objetivos utilitários, como o sucesso escolar, esta associada às dificuldades de aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_art_sdelacourslins.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.