Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares-
dc.date.accessioned2016-02-11T10:47:29Z-
dc.date.available2016-02-11T10:47:29Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationLINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Clareza cognitiva e alfabetização. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 107-111, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15173-
dc.description.abstractThis article presents in abbreviated form two quality studies (one carried out in the suburbs of Fortaleza and the other in the suburbs of Paris)concerning cognitive knowledge of children learning to read (DOWNING and FIJALKOW). The study presents an analysis of the results of the interviews as well as the motivations, objectives and operations found necessary for successful learning (LEONTIEV). The research evaluates the performance of the children (CHAUVEAU, FERREIRO). To learn to read the children, between five and nine years of age, need a mediator to introduce them to the graphonetic code and train them. It was discovered that metacognitive conceptions, exclusively connecting motives and utilitarian objectives to successful schoollearning, made learning more difficult.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento cognitivopt_BR
dc.subjectObjetivos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleClareza cognitiva e alfabetizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo resume duas pesquisas qualitativas (no subúrbio de Fortaleza e no subúrbio de Paris) sobre o conhecimento cognitivo (DOWNING e FIJALKOW) de jovens aprendizes leitores. Apresentamos os resultados da análise de entrevistas sobre as motivações, os objetivos e as operações necessárias ao sucesso da aprendizagem (LEONTIEV). O desempenho destas crianças é avaliado (CHAUVEAU, FERREIRO). Para aprender a ler, os sujeitos (de 5 a 9 anos) acham necessário ser iniciados ao código grafofonético por um mediador e se exercitar. Constatamos que uma concepção metacognitiva, ligando exclusivamente as aprendizagens a motivos ou objetivos utilitários, como o sucesso escolar, esta associada às dificuldades de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_sdelacourslins.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.