Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional
Autor : Andriola, Wagner Bandeira
Palabras clave : Teoria de resposta ao item (TRI);Avaliação da Educação;Funcionamento diferencial dos itens (DIF);Funcionamento diferencial dos itens
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : ANDRIOLA, W. B. (2002)
Resumen en portugués brasileño: O artigo descreve os principais métodos utilizados para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF), no âmbito da avaliação educacional, entre os quais: Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-Quadrado de Lord, Qui-Quadrado de Scheuneman, Qui-Quadrado de Pearson ou Total, Mentel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de equidade ao processo avaliativo.
Abstract: This paper descrubes the main methods used in the field of educational assessment to detect the differential functioning of the item (DIF). Among others the article describes: Area between the ICC's. Comparison of Probabilities, Comparison of Parameter Items, Lord's Chi-squsre, Scheuneman's Chi-square, Pearson's or Total Chisquare, Mantel-Haenszel Method, Logistic Regression, Standardized Method and, finally the Logistic Interactive Method. The paper presents the mathematical basis, the main advantages as well as the limitations of the aforementioned. Finally, the text emphasizes the presence of the DIF in psychotogics and educational tests as a problem for assuming standard or uniform conditions for the application of tests something which avoids injustice and the lack of impartiality in the assessment process.
Descripción : ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155
ISSN : (0102-1117) Impresso
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2002_art_wbandriola.pdf11,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.