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dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2016-02-04T14:44:34Z-
dc.date.available2016-02-04T14:44:34Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationANDRIOLA, W. B. (2002)pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15155-
dc.descriptionANDRIOLA, Wagner Bandeira. Principais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 83-97, 2002.pt_BR
dc.description.abstractThis paper descrubes the main methods used in the field of educational assessment to detect the differential functioning of the item (DIF). Among others the article describes: Area between the ICC's. Comparison of Probabilities, Comparison of Parameter Items, Lord's Chi-squsre, Scheuneman's Chi-square, Pearson's or Total Chisquare, Mantel-Haenszel Method, Logistic Regression, Standardized Method and, finally the Logistic Interactive Method. The paper presents the mathematical basis, the main advantages as well as the limitations of the aforementioned. Finally, the text emphasizes the presence of the DIF in psychotogics and educational tests as a problem for assuming standard or uniform conditions for the application of tests something which avoids injustice and the lack of impartiality in the assessment process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao item (TRI)-
dc.subjectAvaliação da Educaçãopt_BR
dc.subjectFuncionamento diferencial dos itens (DIF)pt_BR
dc.subjectFuncionamento diferencial dos itenspt_BR
dc.titlePrincipais métodos para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF) no âmbito da avaliação educacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo descreve os principais métodos utilizados para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF), no âmbito da avaliação educacional, entre os quais: Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-Quadrado de Lord, Qui-Quadrado de Scheuneman, Qui-Quadrado de Pearson ou Total, Mentel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de equidade ao processo avaliativo.pt_BR
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