Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15154
Type: Artigo de Periódico
Title: As narrativas dos livros didáticos de história e a construção de identidades: o papel in(formativo) da leitura
Authors: DONATO, Eronides Câmara
Keywords: Livros didáticos;Ideologias;Construção de identidades
Issue Date: 2002
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: DONATO, E. C. (2002)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este texto trata da leitura como formação e a formação como leitura. Formação neste texto é apresentada como aquilo que nos modifica. Para discutirmos esse desejo de formação, questionamos a leitura como representação do real e apresentamos como alternativa, a leitura como instituição do real. As leituras, que representam o real, têm contribuído para fixar identidades causando mal-estar em homens e mulheres. Um exemplo são as leituras que temos feito nos livros didáticos de história. Elas narram as identidades de negros, de brancos, de índio, de colonizadores, de colonizados, de ocidente, de oriente como se fossem naturais.
Abstract: This article deals with reading as formation and formation as reading. Formation is thus presented assomething that can modify us. In order to discuss the desire of formation, it questions the reading as the representation of the real and present, as an alternative, and the reading as an institution of lhe real. The reading that represents the real has contributed to produce identities causing discomfort to both men and women. An example of this are the ideas transmitted by the books of History. They present identities historically produced suchas blacks, whites, natives, colonizers, Westem, etc as if they were natural.
Description: DONATO, Eronides Câmara. As narrativas dos livros didáticos de história e a construção de identidades: o papel in(formativo) da leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 75-82, 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15154
ISSN: (0102-1117) Impresso
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_art_ecdonato.pdf7,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.