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dc.contributor.authorDONATO, Eronides Câmara-
dc.date.accessioned2016-02-04T14:13:39Z-
dc.date.available2016-02-04T14:13:39Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationDONATO, E. C. (2002)pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15154-
dc.descriptionDONATO, Eronides Câmara. As narrativas dos livros didáticos de história e a construção de identidades: o papel in(formativo) da leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 75-82, 2002.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with reading as formation and formation as reading. Formation is thus presented assomething that can modify us. In order to discuss the desire of formation, it questions the reading as the representation of the real and present, as an alternative, and the reading as an institution of lhe real. The reading that represents the real has contributed to produce identities causing discomfort to both men and women. An example of this are the ideas transmitted by the books of History. They present identities historically produced suchas blacks, whites, natives, colonizers, Westem, etc as if they were natural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectIdeologiaspt_BR
dc.subjectConstrução de identidadespt_BR
dc.titleAs narrativas dos livros didáticos de história e a construção de identidades: o papel in(formativo) da leiturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto trata da leitura como formação e a formação como leitura. Formação neste texto é apresentada como aquilo que nos modifica. Para discutirmos esse desejo de formação, questionamos a leitura como representação do real e apresentamos como alternativa, a leitura como instituição do real. As leituras, que representam o real, têm contribuído para fixar identidades causando mal-estar em homens e mulheres. Um exemplo são as leituras que temos feito nos livros didáticos de história. Elas narram as identidades de negros, de brancos, de índio, de colonizadores, de colonizados, de ocidente, de oriente como se fossem naturais.pt_BR
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