Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15153
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidade |
Autor : | Andrade, Rosimeire Costa de |
Palabras clave : | Creche comunitária;Rotina;Ociosidade |
Fecha de publicación : | 2002 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | ANDRADE, Rosimeire Costa de. A rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 57-74, 2002. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, tem como objeto de análise a espera e a ociosidade presentes na rotina da creche comunitária de Fortaleza. A pesquisa de campo foi realizada numa creche conveniada com o governo do Estado do Ceará e fez uso, essencialmente, de observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi subsidiada pelas teorias sociointeracionistas de desenvolvimento de Vygotsky e Wallon e pelos estudos de Foucault acerca do poder disciplinar. Seus resultados sugerem, dentre outras coisas, que: 1) o trabalho realizado com a criança na creche é muito pautado no modelo escolar especialmente naquilo que ele tem de mais tradicional; 2) a compreensão que as professoras têm acerca das crianças e do objetivo maior da creche acaba por tornar "natural" a rotina; 3) das dez horas diárias de permanência das crianças na creche, menos de 4% são alvo de algum tipo de planejamento; 4)a rotina, nela incluindo a espera e a ociosidade, atende à necessidade das professoras de disciplinamento das crianças e cumpre bem essa função. |
Abstract: | The present article is an ethnographic study focused on the waiting and idleness present in the routine of a community day nursere sponsored in Fortaleza. The research was carried out in a day nursere sponsored by the State Governament of Ceará and was based on observation and interviews. The analysis of the data was based on the socio-interactionist theories of development by Vygotsky and Wallon, and the studies of Foucault on disciplina's power. Its results suggest, amongst other things, that: 1)the work done with the children in the nurse's is based on a scholar module, especially a traditional one; 2) the knowledge the teachers have of the children cause the routine to be "natural "; 3) out of the ten hours a day, less than 4% of them are planned; 4) the routine including waiting and idleness, reflects the need to impose discipline on the children for it to function well. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15153 |
ISSN : | (0102-1117) Impresso |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_art_rcandrade.pdf | 15,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.