Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Rosimeire Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T13:59:20Z | - |
dc.date.available | 2016-02-04T13:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rosimeire Costa de. A rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 57-74, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.issn | (0102-1117) Impresso | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15153 | - |
dc.description.abstract | The present article is an ethnographic study focused on the waiting and idleness present in the routine of a community day nursere sponsored in Fortaleza. The research was carried out in a day nursere sponsored by the State Governament of Ceará and was based on observation and interviews. The analysis of the data was based on the socio-interactionist theories of development by Vygotsky and Wallon, and the studies of Foucault on disciplina's power. Its results suggest, amongst other things, that: 1)the work done with the children in the nurse's is based on a scholar module, especially a traditional one; 2) the knowledge the teachers have of the children cause the routine to be "natural "; 3) out of the ten hours a day, less than 4% of them are planned; 4) the routine including waiting and idleness, reflects the need to impose discipline on the children for it to function well. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Creche comunitária | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.subject | Ociosidade | pt_BR |
dc.title | A rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, tem como objeto de análise a espera e a ociosidade presentes na rotina da creche comunitária de Fortaleza. A pesquisa de campo foi realizada numa creche conveniada com o governo do Estado do Ceará e fez uso, essencialmente, de observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi subsidiada pelas teorias sociointeracionistas de desenvolvimento de Vygotsky e Wallon e pelos estudos de Foucault acerca do poder disciplinar. Seus resultados sugerem, dentre outras coisas, que: 1) o trabalho realizado com a criança na creche é muito pautado no modelo escolar especialmente naquilo que ele tem de mais tradicional; 2) a compreensão que as professoras têm acerca das crianças e do objetivo maior da creche acaba por tornar "natural" a rotina; 3) das dez horas diárias de permanência das crianças na creche, menos de 4% são alvo de algum tipo de planejamento; 4)a rotina, nela incluindo a espera e a ociosidade, atende à necessidade das professoras de disciplinamento das crianças e cumpre bem essa função. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_art_rcandrade.pdf | 15,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.