Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Rosimeire Costa de-
dc.date.accessioned2016-02-04T13:59:20Z-
dc.date.available2016-02-04T13:59:20Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationANDRADE, Rosimeire Costa de. A rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 57-74, 2002.pt_BR
dc.identifier.issn(0102-1117) Impresso-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15153-
dc.description.abstractThe present article is an ethnographic study focused on the waiting and idleness present in the routine of a community day nursere sponsored in Fortaleza. The research was carried out in a day nursere sponsored by the State Governament of Ceará and was based on observation and interviews. The analysis of the data was based on the socio-interactionist theories of development by Vygotsky and Wallon, and the studies of Foucault on disciplina's power. Its results suggest, amongst other things, that: 1)the work done with the children in the nurse's is based on a scholar module, especially a traditional one; 2) the knowledge the teachers have of the children cause the routine to be "natural "; 3) out of the ten hours a day, less than 4% of them are planned; 4) the routine including waiting and idleness, reflects the need to impose discipline on the children for it to function well.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCreche comunitáriapt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subjectOciosidadept_BR
dc.titleA rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, tem como objeto de análise a espera e a ociosidade presentes na rotina da creche comunitária de Fortaleza. A pesquisa de campo foi realizada numa creche conveniada com o governo do Estado do Ceará e fez uso, essencialmente, de observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi subsidiada pelas teorias sociointeracionistas de desenvolvimento de Vygotsky e Wallon e pelos estudos de Foucault acerca do poder disciplinar. Seus resultados sugerem, dentre outras coisas, que: 1) o trabalho realizado com a criança na creche é muito pautado no modelo escolar especialmente naquilo que ele tem de mais tradicional; 2) a compreensão que as professoras têm acerca das crianças e do objetivo maior da creche acaba por tornar "natural" a rotina; 3) das dez horas diárias de permanência das crianças na creche, menos de 4% são alvo de algum tipo de planejamento; 4)a rotina, nela incluindo a espera e a ociosidade, atende à necessidade das professoras de disciplinamento das crianças e cumpre bem essa função.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_rcandrade.pdf15,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.