Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Tipo: Artigo de Periódico
Título : História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
Autor : Lima, Helayne Mikaele Silva
Batista Júnior, João do Carmo
Palabras clave : Livro didático;Revolução;Ensino;História;América
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455
Citación : LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_hmslima.pdf121,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.