Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Vasconcelos da-
dc.contributor.authorAlmeida, Rayane Rocha-
dc.date.accessioned2016-01-19T15:20:51Z-
dc.date.available2016-01-19T15:20:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rayane Rocha. Práticas lúdicas: linha de transmissão intergeracional da cultura comunitária do assentamento recreio. 2015. 163f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14796-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPlayful culturept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectCrianças do campo - Quixeramobim(CE)pt_BR
dc.subjectJogos infantis - Quixeramobim(CE)pt_BR
dc.subjectEducação rural – Quixeramobim(CE)pt_BR
dc.subjectIdentidade social – Quixeramobim(CE)pt_BR
dc.titlePráticas lúdicas: linha de transmissão intergeracional da cultura comunitária do assentamento recreiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem o objetivo de compreender como se relacionam a cultura comunitária do Assentamento Recreio, comunidade remanescente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e a cultura lúdica infantil, a partir da reprodução interpretativa da cultura local pelas crianças e suas práticas lúdicas. Para alcançar tal objetivo foram utilizados como fundamentação teórica os pressupostos da Sociologia da Infância, da Sociologia Rural e da Socioantropologia do jogo. Este estudo se desenvolveu a fim de responder ao seguinte questionamento: Como se articulam as peculiaridades da cultura comunitária do Assentamento Rural e as práticas lúdicas infantis? Para responder a essa questão fizemos um estudo de caso de cunho etnográfico da comunidade e adotamos a observação participante das práticas lúdicas como via de acesso ao imaginário infantil. Para a construção do corpus utilizamos registros das observações da vida cotidiana dos assentados e das práticas lúdicas das crianças no Assentamento Recreio. A análise de dados demonstrou que a cultura dos assentados influencia diretamente em suas práticas lúdicas e que os valores advindos da história local estão imersos no brincar das crianças. Além disso, as brincadeiras tradicionais compõem a cultura lúdica que permeia o assentamento.pt_BR
dc.title.enPractical playful: intergenerational transmission community culture of rural settlement from recreiopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rralmeida.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.