Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rayane Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T15:20:51Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T15:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rayane Rocha. Práticas lúdicas: linha de transmissão intergeracional da cultura comunitária do assentamento recreio. 2015. 163f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14796 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Playful culture | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Crianças do campo - Quixeramobim(CE) | pt_BR |
dc.subject | Jogos infantis - Quixeramobim(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação rural – Quixeramobim(CE) | pt_BR |
dc.subject | Identidade social – Quixeramobim(CE) | pt_BR |
dc.title | Práticas lúdicas: linha de transmissão intergeracional da cultura comunitária do assentamento recreio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como se relacionam a cultura comunitária do Assentamento Recreio, comunidade remanescente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e a cultura lúdica infantil, a partir da reprodução interpretativa da cultura local pelas crianças e suas práticas lúdicas. Para alcançar tal objetivo foram utilizados como fundamentação teórica os pressupostos da Sociologia da Infância, da Sociologia Rural e da Socioantropologia do jogo. Este estudo se desenvolveu a fim de responder ao seguinte questionamento: Como se articulam as peculiaridades da cultura comunitária do Assentamento Rural e as práticas lúdicas infantis? Para responder a essa questão fizemos um estudo de caso de cunho etnográfico da comunidade e adotamos a observação participante das práticas lúdicas como via de acesso ao imaginário infantil. Para a construção do corpus utilizamos registros das observações da vida cotidiana dos assentados e das práticas lúdicas das crianças no Assentamento Recreio. A análise de dados demonstrou que a cultura dos assentados influencia diretamente em suas práticas lúdicas e que os valores advindos da história local estão imersos no brincar das crianças. Além disso, as brincadeiras tradicionais compõem a cultura lúdica que permeia o assentamento. | pt_BR |
dc.title.en | Practical playful: intergenerational transmission community culture of rural settlement from recreio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_rralmeida.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.