Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório |
Authors: | Pascual, Jesus Garcia |
Keywords: | Pesquisa Qualitativa;Observação participante;Educação |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | Pascual, J. G. (2002) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O artigo focaliza a utilização do método etnográfico nas pesquisas em educação. Faz, inicialmente, uma retrospectiva das bases epistemológicas das pesquisas nas Ciências Sociais e examina as características marcantes da observação participante em três monografias de renomados antropólogos. A seguir, o artigo estuda a insurgência do modelo etnográfico na educação, através da monografia de P. Wilis, que analisa a escola como um cenário de resistência e de reprodução social. Encerra-se o artigo afirmando que, embora os educadores não cumpram todas as recomendações dadas pelos antropólogos, a observação participante traz contribuições significativas para a pesquisa educacional. |
Abstract: | This article discusses the uses of the ethnographic method on educational research. It examines the main characteristics of participant observation in three classical educational ethnographic studies. The article concludes by stating although researchers do not always follow what is recommended by the classical anthropologists, the participant observational method brings about a significant contribuition to educational research. |
Description: | PASCUAL, Jesus Garcia. Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 05-25, 2002. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2002_art_jgpascual.pdf | 19,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.