Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pascual, Jesus Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-14T11:43:34Z | - |
dc.date.available | 2016-01-14T11:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | Pascual, J. G. (2002) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732 | - |
dc.description | PASCUAL, Jesus Garcia. Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 05-25, 2002. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article discusses the uses of the ethnographic method on educational research. It examines the main characteristics of participant observation in three classical educational ethnographic studies. The article concludes by stating although researchers do not always follow what is recommended by the classical anthropologists, the participant observational method brings about a significant contribuition to educational research. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Observação participante | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo focaliza a utilização do método etnográfico nas pesquisas em educação. Faz, inicialmente, uma retrospectiva das bases epistemológicas das pesquisas nas Ciências Sociais e examina as características marcantes da observação participante em três monografias de renomados antropólogos. A seguir, o artigo estuda a insurgência do modelo etnográfico na educação, através da monografia de P. Wilis, que analisa a escola como um cenário de resistência e de reprodução social. Encerra-se o artigo afirmando que, embora os educadores não cumpram todas as recomendações dadas pelos antropólogos, a observação participante traz contribuições significativas para a pesquisa educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_art_jgpascual.pdf | 19,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.