Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14648
Tipo: Tese
Título: Política de ensino médio, formação e prática social: o caso do Município de Abaetetuba
Título em inglês: High school policy, education and social practice: the case of the Municipality of Abaetetuba
Autor(es): Nascimento, Afonso Welliton de Sousa
Orientador: Souza, José Ribamar Furtado de
Palavras-chave: Ensino médio – Abaetetuba (PA);Educação e Estado - Abaetetuba (PA);Políticas educacionais
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Nascimento, A. W. S.; Souza, J. R. F. (2015)
Resumo: O objeto de estudo desta tese são as políticas educativas do Ensino Médio no Estado do Pará e seu papel na formação de educandos e na prática social de egressos, estudadas em uma escola pública da Amazônia Paraense, no Município de Abaetetuba, no período de 2007 a 2012, tendo em vista compreender os reflexos das mesmas nas expectativas das dinâmicas educacionais locais. O universo da pesquisa é de uma escola que recebe alunos dos bairros periféricos da cidade e provenientes do campo: estradas e ilhas. Na escolha do universo pesquisado, a opção por aquelas turmas do 3º ano do Ensino Médio, com discentes de idades diferenciadas e turnos diferentes decorre do fato de ensejar a compreensão sobre o universo juvenil e adulto que adentra o espaço escolar, assim como a diversidade de faixa etária envolvida e ouvida no processo de organização da formação e da prática social dessa escola. A pesquisa desenvolveu-se com esse problema: qual o papel das políticas de Ensino Médio desenvolvidas pelo Estado Paraense na formação de alunos e na prática social de egressos? De outro modo, a formação dos educandos e a prática social dos egressos refletem as implicações das políticas educacionais do Ensino Médio desenvolvidas pelo Estado do Pará no Município de Abaetetuba? E no direcionamento para a sua resposta, apresentou-se como objetivo geral analisar o papel das políticas educativas de Ensino Médio desenvolvidas pelo Governo Paraense, no período de 2007 a 2012, na formação de alunos e na prática social de estudantes egressos, a partir de seu projeto formativo, mediante um estudo na escola estadual de Ensino Médio, situada no Município de Abaetetuba-Pará, com vistas a contribuir para a melhoria dessas políticas. A fundamentação teórica da tese foi sustentada por autores da área de Política sobre o papel do Estado, Política educacional do Ensino Médio, e de autores que discutem a prática social com vínculo com a formação escolar, além de autores locais que refletem sobre a diversidade na Amazônia. O procedimento metodológico seguiu a abordagem da pesquisa qualitativa, com delineamento em um estudo de caso, subsidiado pelas técnicas de entrevista semiestruturada e grupo focal. Em decorrência, os relatos das pessoas pesquisadas – 14 educandos, 12 egressos, 1 gestor de escola, 2 coordenadores de escola e 3 gestores – configurados pela técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) destacaram questões relativas à Formação Escolar, a Prática Social e ao reflexo das políticas educacionais. Assim, a investigação constatou o reflexo negativo da política educacional na formação traduzida pela fragilidade dos conteúdos ministrados, em especial para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho local, além da quase inexistência de uma formação que reflita uma prática social regional, configurando a resignação dos participantes da pesquisa com os reflexos da determinação sistêmica na escola. Demonstra, entretanto, a contradição do Ensino Médio como esse tempo de passagem necessário e essencial para a apreensão do conhecimento e de formação para vida. Destaca o sentido da resistência refletida na ênfase de uma formação cidadã que conduz a aprendizagem dos alunos e dos egressos em volta de uma formação com habilidades voltada para uma prática social.
Descrição: NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa. Política de ensino médio, formação e prática social: o caso do Município de Abaetetuba. 2015. 291f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14648
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_awsnascimento.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.