Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14648
Tipo: | Tese |
Título : | Política de ensino médio, formação e prática social: o caso do Município de Abaetetuba |
Título en inglés: | High school policy, education and social practice: the case of the Municipality of Abaetetuba |
Autor : | Nascimento, Afonso Welliton de Sousa |
Tutor: | Souza, José Ribamar Furtado de |
Palabras clave : | Ensino médio – Abaetetuba (PA);Educação e Estado - Abaetetuba (PA);Políticas educacionais |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | Nascimento, A. W. S.; Souza, J. R. F. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | O objeto de estudo desta tese são as políticas educativas do Ensino Médio no Estado do Pará e seu papel na formação de educandos e na prática social de egressos, estudadas em uma escola pública da Amazônia Paraense, no Município de Abaetetuba, no período de 2007 a 2012, tendo em vista compreender os reflexos das mesmas nas expectativas das dinâmicas educacionais locais. O universo da pesquisa é de uma escola que recebe alunos dos bairros periféricos da cidade e provenientes do campo: estradas e ilhas. Na escolha do universo pesquisado, a opção por aquelas turmas do 3º ano do Ensino Médio, com discentes de idades diferenciadas e turnos diferentes decorre do fato de ensejar a compreensão sobre o universo juvenil e adulto que adentra o espaço escolar, assim como a diversidade de faixa etária envolvida e ouvida no processo de organização da formação e da prática social dessa escola. A pesquisa desenvolveu-se com esse problema: qual o papel das políticas de Ensino Médio desenvolvidas pelo Estado Paraense na formação de alunos e na prática social de egressos? De outro modo, a formação dos educandos e a prática social dos egressos refletem as implicações das políticas educacionais do Ensino Médio desenvolvidas pelo Estado do Pará no Município de Abaetetuba? E no direcionamento para a sua resposta, apresentou-se como objetivo geral analisar o papel das políticas educativas de Ensino Médio desenvolvidas pelo Governo Paraense, no período de 2007 a 2012, na formação de alunos e na prática social de estudantes egressos, a partir de seu projeto formativo, mediante um estudo na escola estadual de Ensino Médio, situada no Município de Abaetetuba-Pará, com vistas a contribuir para a melhoria dessas políticas. A fundamentação teórica da tese foi sustentada por autores da área de Política sobre o papel do Estado, Política educacional do Ensino Médio, e de autores que discutem a prática social com vínculo com a formação escolar, além de autores locais que refletem sobre a diversidade na Amazônia. O procedimento metodológico seguiu a abordagem da pesquisa qualitativa, com delineamento em um estudo de caso, subsidiado pelas técnicas de entrevista semiestruturada e grupo focal. Em decorrência, os relatos das pessoas pesquisadas – 14 educandos, 12 egressos, 1 gestor de escola, 2 coordenadores de escola e 3 gestores – configurados pela técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) destacaram questões relativas à Formação Escolar, a Prática Social e ao reflexo das políticas educacionais. Assim, a investigação constatou o reflexo negativo da política educacional na formação traduzida pela fragilidade dos conteúdos ministrados, em especial para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho local, além da quase inexistência de uma formação que reflita uma prática social regional, configurando a resignação dos participantes da pesquisa com os reflexos da determinação sistêmica na escola. Demonstra, entretanto, a contradição do Ensino Médio como esse tempo de passagem necessário e essencial para a apreensão do conhecimento e de formação para vida. Destaca o sentido da resistência refletida na ênfase de uma formação cidadã que conduz a aprendizagem dos alunos e dos egressos em volta de uma formação com habilidades voltada para uma prática social. |
Descripción : | NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa. Política de ensino médio, formação e prática social: o caso do Município de Abaetetuba. 2015. 291f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14648 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tese_awsnascimento.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.