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Type: Tese
Title: MASF: Modelo de Referência para Aplicação da Sequência Fedathi na formação profissional e na produção de conteúd
Title in English: MASF: Reference Model for Application Sequence Fedathi in vocational training and production content
Authors: Cardoso, Rafaela Ponte Lisboa
Advisor: Borges Neto, Hermínio
Keywords: Fedathi, Sequência;Professores – Formação;Material Didático;Modelo de Referência para Aplicação da Sequência Fedathi;Fedathi sequence
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: CARDOSO, Rafaela Ponte Lisboa. MASF: Modelo de Referência para Aplicação da Sequência Fedathi na formação profissional e na produção de conteúdo. 2015. 180f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: As aplicações da Sequência Fedathi (SF), ou seja, seus usos na educação, trazem várias possibilidades de ampliações desta metodologia pedagógica, fomentando uma perspectiva de crescimento da mesma para além de suas fases: tomada de posição, maturação e debruçamento, solução e prova. Colocando-a como uma alternativa para uma perspectiva de educação, cujo professor é mediador e o aluno, um sujeito ativo, participativo, crítico, ambos integrados no processo de ensino-aprendizagem. Potencializando assim os usos da SF, no Ensino da Matemática, Ensino a Distância, Produção de vídeos educativos, formação de professores, por exemplo. Este trabalho tem como objetivo identificar conceitos aderentes à SF para formação de profissionais e para a produção de conteúdos, definindo estratégias, artefatos e metas. Para tanto, utilizamos como métodos de pesquisa a revisão sistemática de literatura, sobre as aplicações da SF; estudos de caso relacionados à produção de conteúdo para investigar a utilização da SF nos cenários de produção e de formação; e estudos de caso, realizados em uma instituição de ensino superior, para validar o MASF: Modelo de Referência para aplicação da Sequência Fedathi na formação profissional e na produção de conteúdo na perspectiva de institucionalização do modelo, definido como a contribuição do trabalho. Dentre os resultados obtidos, apresentamos um modelo de referência pedagógica para orientar profissionais liberais e/ou instituições de ensino na definição, implantação e melhoria dos processos de uso da SF para a produção de conteúdos didáticos e a formação de profissionais a atuarem no processo de ensino-aprendizagem participativos. Diante do referido estudo, podemos perceber o quanto o MASF, a partir da estruturação de um modelo educativo, pode favorecer a ampla adoção da SF em relação aos processos de produção de conteúdos, formação de professores e institucionalização da SF.
Abstract: The aPClications of Fedathi sequence (SF), that is, its uses in education bring many possibilities for expansion of this teaching methodology, fostering a growth perspective just beyond its phases: taking a stand, maturation and debruçamento, solution and proof. Placing it as an alternative to an education perspective, whose teacher is the mediator and the student, an active subject, participatory, critical, both integrated in the teaching-learning process. Thus enhancing the SF uses in Mathematics Education, Distance Learning, production of educational videos, teacher training, for example. This work aims to identify concepts adhering to SF for training professionals and content production, defining strategies oriented strategies, artifacts and goals. Therefore, we used as research methods systematic review of literature on the aPClications of SF; case studies related to the production of content to investigate the use of SF in the scenarios of production and training; and case studies in a higher education institution to validate the MASF in the model institutionalization perspective, defined as the contribution of labor. Among the results, we present a pedagogical reference model to guide professionals and / or educational institutions in the definition, implementation and improvement of the SF using processes for the production of educational content and the training of professionals to act in teaching situations participatory-learning. In the face of this study, we can see how the MASF from the structuring of an educational model can promote the widespread adoption of SF regarding the content production process, teacher training and institutionalization of SF.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14647
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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