Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14646
Type: Dissertação
Title: Educação física escolar: concepções e princípios sobre inclusão escolar de professores da Rede Municipal de Fortaleza
Title in English: School physical education: concepts and principles of school inclusion of teachers of Municipal Network Fortaleza
Authors: Cunha, Raissa Forte Pires
Advisor: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Keywords: Educação física para crianças deficientes – estudo e ensino – Fortaleza (CE);Professores de Educação Física – Formação – Fortaleza (CE);Professores de Educação Física – Fortaleza (CE) - Atitudes;Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE);Educação inclusiva – Fortaleza (CE);Inclusion;Physical education
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: CUNHA, Raissa Forte Pires. Educação física escolar: concepções e princípios sobre inclusão escolar de professores da Rede Municipal de Fortaleza. 2015. 128f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na presente pesquisa objetivou-se analisar as concepções e os princípios de educação escolar inclusiva que caracterizam as ações pedagógicas de professores de educação física que acolhem estudantes com deficiência sensorial, física e/ou intelectual. Fundamentou-se na perspectiva sociointeracionista, destacando-se especialmente as contribuições de Vygotsky sobre a importância da mediação. Outros autores também fundamentaram este estudo tais como Cidade e Freitas (2002); Mittler (2003); Mantoan (2003); Aguiar e Duarte (2005); Rodrigues (2006); Figueiredo (2006; 2011); Ropoli et al. (2010); Mauerberg De Castro (2011). A metodologia de natureza qualitativa caracterizou-se como um estudo de casos múltiplos. Participaram deste estudo dois (2) professores de Educação Física da rede regular de ensino pública de Fortaleza, que acolhem em suas aulas estudantes com deficiência sensorial, física e/ou intelectual. Os procedimentos de coletas de dados consistiram na aplicação de entrevistas e observações das aulas dos sujeitos participantes, com base em uma escala construída para esse fim. Os resultados deste estudo evidenciaram que as barreiras à aprendizagem e à participação dos estudantes com deficiência, nas aulas de Educação Física, são uma constante na prática dos professores sujeitos desta pesquisa. Em relação ao discurso, as falas dos professores indicaram um descompasso em seus depoimentos acerca da inclusão escolar, que reflete em suas práticas, visto que estas não favorecem a inclusão dos estudantes com deficiência. Conclui-se que é preciso um maior investimento na formação dos professores de Educação Física, para que estes possam utilizar recursos, materiais e estratégias que favoreçam a inclusão dos estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física.
Abstract: In the present study aimed to analyze the concepts and principles of inclusive education that characterize the educational activities of physical education teachers who welcome students with sensory disabilities, physical and / or intellectual.It was based on sociointeractionist perspective, highlighting especially the contributions of Vygotsky about the importance of mediation. Other authors also substantiate this study such as City and Freitas (2002); Mittler (2003); Mantoan (2003); Aguiar and Duarte (2005); Rodrigues (2006); Figueiredo (2006; 2011); Ropoli et al. (2010); Mauerberg De Castro (2011). The qualitative methodology was characterized as a multiple case study. The study included two (2) Physical Education teachers from regular public education of Fortaleza, that have students with sensory disabilities, physical and / or intellectual in their classes. The data collection procedures consisted of applying interviews and observations of the classes of subjects on the basis of a constructed scale for this purpose. The results of this study showed that the barriers to learning and participation of students with disabilities in physical education classes are a constant practice of the teachers of this research. Regarding the discourse, the discourse of teachers indicated a discrepancy in their statements about the school inclusion, reflecting on their practices, as they do not favor the inclusion of students with disabilities. We conclude that is required greater investment in the formation of physical education teachers, so that they can use resources, materials and strategies for the inclusion of students with disabilities in physical education classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14646
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_rfpcunha.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.