Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14605
Type: Artigo de Periódico
Title: A escola e o discurso da diferença – o caso de uma escola de 1º grau em Fortaleza
Authors: Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Andrade, Jakeline Alencar
Keywords: Racismo;Discriminação na escola;Preconceito
Issue Date: 2001
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos; ANDRADE, Jakeline Alencar. A escola e o discurso da diferença – o caso de uma escola de 1º grau em Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 23, v. 2, n. 42, p. 16-29, 2001.
Abstract in Brazilian Portuguese: Baseado em pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública de 1º grau em Fortaleza, Ceará, Brazil, o presente artigo analisa os discursos e as práticas de alunos e professores relacionadas às diferenças de cor; gênero, preferência sexual e classe. Observa que, embora as discussões abertas sobre a discriminação e o preconceito sejam desincentivadas, estes são elementos constitutivos das práticas escolares e, na escola, encontram ambiente favorável ao seu desenvolvimento.
Abstract: Based on ethnographic research developed in a State Elementary School in Fortaleza, State of Ceará, Brazil, the present article analyses the discourses and social practices of students and teachers related to differences of color; gender; social class and sexual preference. It observes that, although open discussions about prejudice and discrimination against the above mentioned differences are not motivated, prejudice and discrimination are constituent elements in school relationships anel, at school, they find a favorable environment to develop.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14605
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2001_art_bbeserrajaandrade.pdf12,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.