Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14575
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ensinar, Formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas
Autor : Charlot, Bernard
Palabras clave : Ensinar;Formar;Lógica da formação;Formação de Professores
Fecha de publicación : 2001
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : Charlot, B. (2001)
Resumen en portugués brasileño: A lógica da formação é a das práticas, a lógica do ensino é a dos discursos constituídos em sua coerência interna. Na formação dos professores, é necessário distinguir quatro níveis de análise: o saber como discurso constituído em sua coerência interna, a prática como atividade direcionada e contextualizada, a prática do saber e o saber da prática. Formar professores é também situar, a partir dos saberes e das práticas, os pontos onde podem se articular lógicas que são e permanecerão heterogêneas. Por fim, o autor analisa como evoluiu historicamente a relação entre essas duas lógicas, na França, no século XX, no que concerne à função do professor.
Abstract: The logic of training is one of practice; the logic of teaching is one of established discourse in its internal coherence. In teacher training, four levels of analysis must be distinguished: knowledge as an established discourse in its internal coherence, practice as a directioned and contextualized activity, the practice of knowledge, and the knowledge of practice. Training teachers also means situating knowledge and practices, points that articulate logics, which are heterogeneous and will remain so. The author makes a historical survey of the evolution of the relationship between these two logics in the teaching profession in the twentieth century France.
Descripción : CHARLOT, Bernard. Ensinar, Formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 05-11, 2001.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14575
ISSN : (0102-1117) Impresso
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2001_art_bcharlot.pdf6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.