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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-17T14:43:56Z | - |
dc.date.available | 2015-12-17T14:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | Charlot, B. (2001) | pt_BR |
dc.identifier.issn | (0102-1117) Impresso | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14575 | - |
dc.description | CHARLOT, Bernard. Ensinar, Formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 05-11, 2001. | pt_BR |
dc.description.abstract | The logic of training is one of practice; the logic of teaching is one of established discourse in its internal coherence. In teacher training, four levels of analysis must be distinguished: knowledge as an established discourse in its internal coherence, practice as a directioned and contextualized activity, the practice of knowledge, and the knowledge of practice. Training teachers also means situating knowledge and practices, points that articulate logics, which are heterogeneous and will remain so. The author makes a historical survey of the evolution of the relationship between these two logics in the teaching profession in the twentieth century France. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensinar | pt_BR |
dc.subject | Formar | pt_BR |
dc.subject | Lógica da formação | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Ensinar, Formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A lógica da formação é a das práticas, a lógica do ensino é a dos discursos constituídos em sua coerência interna. Na formação dos professores, é necessário distinguir quatro níveis de análise: o saber como discurso constituído em sua coerência interna, a prática como atividade direcionada e contextualizada, a prática do saber e o saber da prática. Formar professores é também situar, a partir dos saberes e das práticas, os pontos onde podem se articular lógicas que são e permanecerão heterogêneas. Por fim, o autor analisa como evoluiu historicamente a relação entre essas duas lógicas, na França, no século XX, no que concerne à função do professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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