Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14570
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Escola pública: fatores influentes na sua gênese e desenvolvimento
Autor : Magalhães, Suzana Marly da Costa
Oliveira, Silvia Sales de
Carvalho, Susana Silva
Palabras clave : Escola pública;Protestantismo;Catolicismo;Iluminismo;Industrialização
Fecha de publicación : 2000
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : MAGALHÃES, Suzana Marly da Costa; OLIVEIRA, Silvia Sales de; CARVALHO, Susana Silva. Escola pública: fatores influentes na sua gênese e desenvolvimento. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 2, n. 40, p. 93-106, 2000.
Resumen en portugués brasileño: Impõe-se a necessidade de estudar a gênese da escola pública, em termos de uma história comparada, a fim de apontar suas características, causas e deficiências. Nesta perspectiva, o trabalho objetivou analisar os diferentes fatores que influenciaram na implantação do sistema público de ensino, através da abordagem dos principais marcos históricos da Idade Contemporânea - Reforma Protestante. Contra-Reforma católica, Revolução Científica, Iluminismo, surgimento dos Estados-Nação, Revolução Industrial - que impactaram a estruturação dos Sistemas Escolares Nacionais em todo o mundo; foi caracterizado o processo de implantação da escola pública em Portugal, França, Estados Unidos e Alemanha, influenciado principalmente pelas ideias iniciantes, interesses políticos e religiosos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14570
ISSN : (0102-1117) Impresso
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2000_art_smcmagalhaesssoliveira.pdf14,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.